O dia 15 de novembro cairá em uma quarta-feira nesse ano, ou seja, bem no meio da semana, afetando o funcionamento dos bancos. Veja como fica
O mês de novembro reservou aos brasileiros um bom número de feriados. Em algumas localidades do Brasil serão até três deles e o próximo é no dia 15, quando comemora-se a Proclamação da República.
O feriado cai numa quarta-feira, bem no meio da semana, o que diminui as chances de um feriado prolongado, o que acontece muitas vezes quando o feriado cai numa quinta-feira, por exemplo.
Ainda assim diversos serviços e estebelecimentos terão um funcionamento diferente, pelo menos no dia do feriado. Esse é justamente o caso dos bancos e instituições financeiras.
E nos dias que antecedem o dia 15, há alguma alteração? E na quinta e sexta-feira seguintes ao feriado, como será? Além disso, para quem tem pendências a resolver no dia 15, quais as alternativas?
Bancos vão abrir?
Na quarta-feira, dia 15, o feriado é nacional e a pausa nas atividades está prevista no calendário da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que foi divulgado no início de 2023.
Porém, nos demais dias da semana, ou seja, na segunda e terça-feira e depois na quinta e na sexta-feira, o atendimento das agências será o normal.
Na maior parte do Brasil, elas abrem das 10h às 16h, e nos Estados que têm diferença de 1 hora em relação ao horário de Brasília o atendimento é das 11h às 17h.
Como utilizar serviços financeiros?
Para aqueles que precisarem de algum serviço financeiro no feriado do dia 15 de novembro, a Febraban destaca que nessa data assim como nos fins de semana, as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas, como normalmente eles ficam em todos os fins de semana.
“Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
No entanto, vale lembrar também que as contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia 15 de novembro, poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, sexta-feira, dia 16. “Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, afirma Faria.
Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
A Febraban destaca ainda que boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Outra alternativa possível em muitos casos, ainda, é a utilização do Pix, ferramenta de transferências instantâneas cujo funcionamento é de 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.