Precarização

Banco fundado por Guedes embolsa bilhões da previdência, enquanto chilenos amargam miséria

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Banco fundado por Guedes embolsa bilhões da previdência, enquanto chilenos amargam miséria

O BTG Pactual tem como um de seus fundadores Paulo Guedes e lidera o ranking de investimentos da América Latina. No Chile, país pioneiro na implementação da previdência via capitalização e que hoje vive uma massiva revolta popular contra o enorme nível de exploração capitalista, o BTG Pactual é responsável pela administração de 1,130 bilhões de dólares dos aposentados chilenos

Há alguns anos o modelo da previdência chilena é exemplo para a burguesia brasileira, um modelo de previdência privada, por vias de capitalização que tem amargado e muito a vida dos trabalhadores no Chile, um país onde o índice de suicídios na terceira idade é altíssimo. Esse modelo de governo capitalista aclamado pela burguesia brasileira, foi conquistado as custas de 30 mil assassinatos no período da ditadura e exalta a privatização de tudo e a selvagem retirada de direitos trabalhistas. Hoje a juventude e os trabalhadores chilenos colocam em cheque esse modelo de governo.

 

Enquanto o nível de precarização e exploração chega a seu limite extremo no Chile, o BTG é o terceiro na lista de multinacionais que mais recebe, hoje, investimentos da aposentaria do povo Chileno, chegando a representar 0,5% de todas as aposentadorias arrecadas no país, em números, 1,130 bilhões de dólares. A informação é fruto de um relatório produzido pelo instituto chileno Fundação Sol, “AFP para quem? Aonde são investidos os fundos de pensão no Chile”.

 

Enquanto os grandes capitalistas mantêm seu lucros fazendo com que os trabalhadores paguem pela crise capitalista, no Chile trabalhadores e juventude dão lições de como se enfrentar com a ofensiva da extrema direita e os ataques imperialistas.

 

>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e nome

Fonte Esquerda Diário - 28/10
Postado por Fabiano Couto em Notícias
Atualizado em: 29 de outubro de 2019

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!