Na semana passada, o BB suspendeu (e depois voltou atrás) a veiculação de propaganda no “Jornal da Cidade”, um site acusado de publicar e compartilhar fake news
O Banco do Brasil terá que bloquear anúncios em 1,2 milhão de sites, blogs e aplicativos — que são veiculados via Google — para cumprir a decisão tomada ontem pelo TCU, que proibiu que o banco de anunciar em sites e blogs suspeitos de publicar ou compartilhar fake news.
A estimativa foi feita pelas agências de propaganda que trabalham para o BB. Por essas contas, cerca de 500 sites e blogs permanecerão recebendo os anúncios do Banco do Brasil. O bloqueio será feito assim que a determinação do TCU chegar oficialmente ao banco.
Pela decisão do ministro do TCU Bruno Dantas, a suspensão vai vigorar até que a CGU estabeleça um certificado com normas de veiculação a serem seguidas.
Na semana passada, o BB suspendeu (e depois voltou atrás) a veiculação de propaganda no “Jornal da Cidade”, um site acusado de publicar e compartilhar fake news.
Na decisão, Dantas excluiu do bloqueio “os portais, sites, blogs e redes sociais vinculados a empresas concessionárias de serviços de radiodifusão, que por serem delegatárias de serviço público há foram escrutinadas quanto aos critérios de interesse público da informação que veiculam. Excluo, ademais, aqueles vinculados a jornais e revistas que existam há mais de dez anos.”.
Crédito: Fabiano Couto
Fonte: O Globo – Economia – 28/05/2020
Escrito por: Lauro Jardim