Início Notícias Baixada tem 1º caso de intoxicação por metanol
Notícias

Baixada tem 1º caso de intoxicação por metanol

João Valério/Governo de SP

15 de outubro de 2025

A Baixada Santista tem o primeiro caso de intoxicação por metanol. A Prefeitura de Mongaguá informou nesta terça-feira (14) que o caso da adolescente de 16 anos internada com suspeita de intoxicação por metanol foi confirmado, em conjunto com resultado positivo para a substância em exame preliminar de urina.

A jovem deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mongaguá no dia 28 de setembro e transferida para o Hospital Regional de Itanhaém no mesmo dia. A paciente permanece internada na UTI, em estado grave.

Operação da polícia civil

A Polícia Civil de São Paulo prendeu seis pessoas nesta terça-feira, durante a realização da Operação Fonte do Veneno contra uma rede criminosa envolvida na produção e venda de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. A ação foi coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), por meio da 1ª Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos da Divecar.

Ao todo, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara.

O objetivo foi localizar e apreender produtos, maquinários e materiais utilizados para a produção de bebidas falsificadas, além de celulares, documentos e outros objetos que pudessem auxiliar na identificação dos envolvidos e na comprovação dos crimes.

A delegada Leslie Caran Petrus, que coordenou a operação, afirmou que as investigações se iniciaram a partir da prisão de um dos maiores fornecedores de bebidas falsificadas do Brasil, que ocorreu há cerca de dez dias.

“Ele vendia garrafas com rótulos, tampinhas intactas e lacres, praticamente impossível de identificar a falsificação. Depois, descobrimos quem adquiriu esses produtos”, explicou.

A ação também teve apoio da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), que forneceu equipamentos para que as bebidas encontradas fossem testadas no local. O material apreendido será analisado para identificar se há presença de metanol.

O Brasil registra 32 casos de intoxicação por metanol, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Há ainda 181 ocorrências em investigação e 320 suspeitas descartadas. Cinco mortes pelo consumo da substância foram confirmadas, todas no Estado de São Paulo.

Com 100 casos em investigação, São Paulo continua sendo também o Estado com o maior número de ocorrências confirmadas para a intoxicação da substância, com 23 notificações registradas até esta terça.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

 Política de Privacidade

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco