fbpx
Início Notícias Aumenta desemprego entre a população negra e mulheres
Notícias

Aumenta desemprego entre a população negra e mulheres

21 de maio de 2018

Somados, pretos e pardos, de acordo com a classificação do IBGE, eram mais de 64% dos desempregados; mão de obra feminina correspondia a 51%. Em seis anos, total fora do mercado quase dobrou.

O desemprego, que segue em alta pelo país, atinge ainda mais a população negra, segundo os dados do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No primeiro trimestre, os pardos (classificação usada pelo Instituto) eram 52,6% dos 13,7 milhões de desempregados no país e os pretos, 11,6%, somando 64,2% e mantendo tendência de alta – há seis meses, eram 63,7%.

 

# Direitos e empregos estão em jogo nesta Campanha Salarial 2018

 

Em igual período de 2012, eles correspondiam a 48,9% e 10,2%, respectivamente. Nessa mesma comparação, a participação dos brancos diminuiu de 40,2% para 35,2%.

 

Além disso, o total de desempregados quase dobrou nesse período. Passou de 7,6 milhões, no primeiro trimestre de 2012, para 13,7 milhões.

 

# Curta o Sindicato no Facebook

 

A taxa de desemprego dos brancos foi de 10,5%, abaixo da média nacional (13,1%). Já a de pretos e pardos ficou acima: 16% e 15,1% respectivamente. Nos três casos, houve crescimento em relação a 2012.

 

Segundo o IBGE, que divulgou na quinta-feira 17 mais informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, os pardos representavam 48,1% da população fora da força de trabalho. Os brancos eram 42,5% e os pretos, 8,4%.

 

# Não fique só, Fique Sócio!

 

As mulheres eram maioria (50,9%) dos desempregados. Isso aconteceu em quase todas as regiões – a exceção foi o Nordeste (47,3%). A taxa de desemprego foi bem maior entre a mão de obra feminina (15%) do que para os homens (11,6%). Elas também compõem a maior parte da população fora da força de trabalho (65,2%).

 

De acordo com o instituto, o rendimento médio do trabalho manteve-se estável, sendo estimado em R$ 2.169. O valor ficou próximo ao do último trimestre de 2017 (R$ 2.173) e foi igual ao do primeiro período do ano passado.

 

>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.

Fonte: Rede Brasil Atual, com edição da Redação SEEB SP

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco