O Sindicato orienta que os bancários não realizem qualquer venda ou procedimento fora das normativas do banco por orientação ou pressão do gestor. Denuncie ao Sindicato, só assim podemos tomar providências
Em vários bancos, na corrida por lucros incessantes, chefias estimulam vendas de qualquer forma para bater metas. Muitos bancários são pressionados a vender mesmo sem a solicitação de clientes e isso pode gerar demissão por justa causa.
Estão crescendo o número de demissões por justa causa.
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) prevê diversas situações que justificam uma demissão por justa causa. No Itaú, por exemplo, desligamentos recentes foram justificados, principalmente, por quatro itens do artigo 482 da CLT: ato de improbidade, mau procedimento, desídia e insubordinação.
A maior parte das recentes demissões por justa causa ocorreu em setores comerciais, em razão de vendas de produtos que teriam sido feitas sem a solicitação do cliente ou adoção de procedimentos incorretos.
“Sempre alertamos que estas práticas não são iniciativas dos bancários, mas resultado de pressões por alguns gestores para bater metas e quando descobertas a corda arrebenta do lado mais fraco”, afirma Elcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Itaú.
Mesmo quando há orientação da chefia, o trabalhador acaba sendo responsabilizado sozinho. Embora, na última leva de demissões por justa causa, alguns GGAs e GGDs também tenham sido incluídos.
O Sindicato orienta que os bancários e bancárias não realizem qualquer venda ou procedimento fora das normativas do banco por orientação ou pressão do gestor e, caso identifiquem este tipo de conduta por parte do gestor, denunciem ao Sindicato.
Denuncie, o sigilo é absoluto:
Fone: (13) 3202.1670
E-mail: santosbancarios@uol.com.br
Whatsapp: (13) 99209.2964