fbpx
Início Notícias Após governo reduzir juros, bancos suspendem consignado do INSS
Notícias

Após governo reduzir juros, bancos suspendem consignado do INSS

17 de março de 2023

A decisão ocorreu após o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) ter reduzido as taxas de juros desta modalidade de 2,14% para 1,70%

Bastou uma medida do governo Lula para reduzir os juros para empréstimo consignado aos aposentados do INSS e o cartel dos bancos privados reagiu de imediato, suspendendo este tipo de empréstimo. Das grandes instituições, Bradesco e Itaú suspenderam o crédito neste modelo para os aposentados da Previdência Pública. Pagbank, Daicoval e PAN também fizeram o mesmo.

A decisão, rápida, ocorreu após o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) ter reduzido as taxas de juros desta modalidade de 2,14% para 1,70%.

“Os bancos não querem a redução das taxas de juros e isso está sendo observado nas últimas práticas. Eles seguem lucrando, cada vez mais, e quem sofre com as consequências dos altos juros é o povo brasileiro”, ressalta Eneida Koury, secretária de Finanças do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

Sem justificativa

A desculpa dos bancos é a mais estapafúrdia possível. Segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), as instituições financeiras, em função da redução de juros, “não terão condições financeiras de arcar com as despesas com a captação de clientes”.

Os principais bancos do país lucraram, juntos, R$96,2 bilhões, um crescimento de 6,3% em relação a 2021. Os números mostram que não há nenhum sentido racional na argumentação do sistema financeiro “não poder arcar com despesas de captação de clientes em função da redução das taxas no consignado.”

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco