fbpx
Início Notícias Mercantil do Brasil Após depreciar a atividade sindical, Mercantil se retrata em comunicado interno
Mercantil do Brasil

Após depreciar a atividade sindical, Mercantil se retrata em comunicado interno

Fabiano Couto

1 de abril de 2024

Em comunicado interno de 12 de janeiro, a instituição havia adotado postura antissindical ao cobrar de funcionários que reportassem a presença de dirigentes sindicais a superiores. Ao saber do fato, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região requereu intermediação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e, com a pressão, o banco Mercantil acatou a necessidade de retratação.

“A retratação do banco Mercantil é mais uma conquista das bancárias e dos bancários e também de todos os sindicatos. Não somos uma ‘movimentação estranha’ dentro das unidades, como o comunicado tentou nos depreciar, mas sim a representação legítima dos trabalhadores, zelando pelo cumprimento dos direitos trabalhistas previstos na legislação e na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)”, afirmou Marco Aurélio Alves, funcionário do Mercantil e Coordenador Nacional da Comissão de Organização dos Empregados (COEBMB).

A sindicalização é um direito do trabalhador e um verdadeiro exercício de cidadania. Os sindicatos são os representantes dos funcionários junto ao banco Mercantil e sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada funcionária e funcionário dentro e fora da empresa.

Para que a atuação do Sindicato seja cada vez mais ampla, é fundamental que os trabalhadores bancários se sindicalizem e mobilizem seus colegas para se associarem ao Sindicato. Além de fortalecer as ações, os sindicalizados também contam com vários benefícios como convênios, assistências jurídica, previdenciária e odontológica, entre outras vantagens. Acesse aqui a ficha de sindicalização.

Veja, abaixo, a íntegra da retratação do Mercantil:

O Banco Mercantil do Brasil S/A vem se retratar pelo comunicado publicado em seus canais internos no dia 12 de janeiro de 2024, onde, equivocadamente, expressou que o movimento sindical, representado por seus dirigentes, são “pessoas estranhas” em suas dependências, devendo a presença desses ser imediatamente reportada aos superiores.

Portanto, o Banco Mercantil do Brasil S/A reafirma que o movimento sindical, representado por seus dirigentes, é sempre bem-vindo em suas dependências, não se tratando de pessoas estranhas, bem como esclarece ser desnecessário reportar a sua presença aos seus superiores, demonstrando o respeito aos representantes dos funcionários e funcionárias, zelando pela liberdade Sindical e livre associação de seus empregados, direito este garantido pelo art. 8º, caput, III, da Constituição Federal

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco