Com o grito de guerra “Demitiu, Parou” os bancários paralisaram mais três agências do Itaú na Baixada Santista contra demissões em massa, nesta terça-feira, dia 13/09, por 24h. Nos últimos dois meses já foram paralisadas 37 unidades do Itaú.
Desta vez os bancários demitidos são de agências situadas em São Vicente/Pres. Wilson, Praia Grande/Costa e Silva e Santos/Centro. De março até agora, na Baixada, já foram demitidos 33 bancários, dois portadores de necessidades especiais.
O banco está desempregando em massa em todo o país, apesar de no 1º semestre de 2011, bater novo recorde e obter o maior lucro líquido entre todos os grandes bancos que operam no Brasil e um dos maiores do mundo R$ 7.132,508 bilhões.
“Vamos defender os empregos e os direitos dos bancários até as últimas consequências aqui na região. A irresponsabilidade do Itaú é desumana. Eles não respeitam nada: demitem bancários perto de aposentarem-se, adoecidos por conta da pressão e deficientes físicos. Tudo para reduzir o quadro e aumentar o lucro com exploração’, afirma Ricardo Saraiva Big, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
As más condições de trabalho estão adoecendo cada vez mais a categoria. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 181 bancários suicidaram-se, desde 1996, outros recorrem cada vez mais a remédios de tarja preta e tratamentos psiquiátricos.
Há casos de morte no ambiente de trabalho, como aconteceu em junho em São Paulo, segundo foi dito na Comissão de Organização dos Empregados (COE) Itaú. “Vamos denunciar o Itaú a Organização Internacional do Trabalho (OIT)”, finaliza Big.
Fonte: Gustavo Mesquita