O Grupo Lótus convida para seminário na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, Artur Porchat de Assis, 47 – Boqueirão/Santos, dia 24 de abril, às 17h, com a participação de médicos, pesquisadores e docentes
O Grupo Lótus Associação Parkinson convida toda a sociedade da Baixada Santista a participar do seminário para conhecer um pouco sobre a doença, na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, rua Artur Porchat de Assis, 47 – Boqueirão, Santos, dia 24 de abril, às 17h, com a participação de médicos, pesquisadores e docentes, para falar da doença, seus desafios individuais, coletivos e os avanços que a ciência tem tido nesta área, como o Dr. Edson Amâncio, neurocirurgião, por exemplo.
Parkinson em Santos e Baixada Santista
Levando em conta o número de idosos e a porcentagem de pessoas com Parkinson no Brasil, estima-se que em toda Baixada Santista (9 municípios) 8.493 pessoas possuem a doença. Nossa região acolhe muitos idosos (19% da população) e este número tende a aumentar. Estima-se que em Santos o número de pessoas com a Doença de Parkinson gire em torno de 3.182 pessoas.
Sobre Parkinson
Parkinson é uma doença neurodegenerativa, progressiva e com diversos sintomas: afeta os movimentos da pessoa, causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.
A doença de Parkinson não tem cura até o momento. Ela afeta de forma diferente a cada pessoa e, por este motivo, exige tratamento bastante individualizado e dedicação de diferentes tipos de profissionais da saúde.
A doença afeta principalmente pessoas com mais de 60 anos de idade, embora haja um crescimento no número de casos em pessoas mais jovens.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem aproximadamente 4 milhões de pessoas no mundo com a Doença de Parkinson, o que representa 1% da população mundial.
No Brasil, com o crescimento da população idosa, o número de pessoas com Parkinson também está crescendo e atinge cerca de 3% da população acima de 60 anos. Estima-se que 200.000 pessoas sofram com o problema e desse total 10% de pessoas com menos de 50 anos e 5% com menos de 40 anos.
Devido a falta de notificação, sabemos que muitas pessoas podem estar com Parkinson, seja por falta de acesso ao sistema de saúde, seja por não terem o diagnóstico correto, ou falta de acesso a medicamentos e os tratamentos adequados.
Há poucas políticas sanitárias de diagnóstico precoce e muitos profissionais encontram dificuldade em identificá-la com precisão, atrasando com isso, os tratamentos que podem impedir o avanço acelerado da doença.
O que é o Grupo Lótus
A experiência adquirida pelo Grupo Lótus com a convivência de centenas de pessoas é de que para conviver bem com a doença de Parkinson é preciso:
· Realizar atividades físicas regulares;
· Ter uma alimentação saudável;
· Praticar o convívio social e interações pessoais;
· Realizar leituras diárias e
· Realizar exercícios que desafiam nosso sistema cognitivo, como meditar, aprender idiomas, jogar, fazer palavras cruzadas, entre outros. Amar, Brincar, Cantar, Dançar e Exercitar são armas lúdicas utilizadas como ferramentas de trabalho e que incentivamos entre nossos associados. O Grupo Lótus crê ser essencial tirar o foco na doença e colocá-lo nas alternativas possíveis de vida, mesmo com a doença de Parkinson. Por isso, procura incentivar todo tipo de atividades de interação social, combinando cuidados com atividades de convivência para quebrar o isolamento.
Desde 2022 o Grupo Lótus decidiu concentrar sua atividade na comunicação e divulgação da doença de Parkinson, chamando atenção para a importância do diagnóstico e tratamento precoce, para retardar a progressão da doença.
Os recursos da medicina para tratar o Parkinson são os medicamentos, e em alguns casos, a cirurgia. Como apoio a estes recursos se recorre a tratamentos multidisciplinares como a fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
A partir de parcerias feitas com duas grandes Universidades: UNILUS E UNISANTA, é possível que as pessoas com Parkinson possam se beneficiar do tratamento multidisciplinar que estas instituições oferecem.
Marcia Silveira Farah Reis
Presidenta do Grupo Lótus Associação Parkinson da Baixada Santista
Endereço: Rua Egydio Martins, nº 87 – apto. 72 – Ponta da Praia – Santos/SP CEP: 11030-161 – Fone: 13 – 99711-4827 – Data de Fundação 23/08/2008 – e-mail: grlotus@gmail.com – site: grlotus.com.br / Facebook @lotusparkinson / Instagram @lotusparkinson2