fbpx
Início Notícias Abertura de bancos aos finais de semana volta a tramitar no Congresso
Notícias

Abertura de bancos aos finais de semana volta a tramitar no Congresso

17 de agosto de 2023

Os bancos não se cansam de bater nessa tecla para retirar direitos da categoria. Dirigentes sindicais já estão se movimentando no Congresso para barrar mais uma vez a tentativa dos bancos e seus deputados a obrigarem a categoria a trabalhar sábado e domingo

Representantes dos bancários se reuniram segunda-feira (15) com o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT/AL), para tratar sobre o PL 1043/2019, que obriga os bancos a abrirem agências aos sábados, das 9h às 14h, e aos domingos, das 9h às 13h. O deputado Paulão é o novo relator do projeto.


Segundo o autor da proposta, deputado David Soares (DEM/SP), o horário de funcionamento das agências, hoje, se sobrepõe à jornada de trabalho da maioria da população, sendo necessária a abertura das agências nos finais de semana.

“É uma argumentação totalmente descabida, porque a digitalização do setor bancário e o aumento das transações digitais já faz este papel de atender os usuários e clientes fora do expediente. O que sempre se pretende é aumentar a jornada de trabalho, explorar e diminuir os postos de trabalho. Se os bancos e os deputados ligados ao mercado financeiro querem atender melhor precisam contratar mais bancários e fazer dois turnos e prolongar o atendimento nos dias de semana, como sempre defendemos”, diz Eneida Koury, secretária de Finanças do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

“Hoje a categoria bancária é a mais atingida por doenças ocupacionais psicológicas sem trabalhar sábado e domingo. São 65% que reclamam de estresse. Uma grande parte está sofrendo de burnout, depressão, pânico e outras doenças. Muitos trabalham a base de remédios tarja preta, segundo várias pesquisas. E o Congresso quer pressioná-los ainda mais! Diz Élcio da Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

Luta antiga

Desde 2019, quando o autor do projeto, apresentou a proposta, o movimento sindical bancário vem lutando contra sua aprovação, o que levou à retirada de pauta diversas vezes.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco