fbpx
Início Notícias A luta das bancárias abre caminho às trabalhadoras de outras categorias
Notícias

A luta das bancárias abre caminho às trabalhadoras de outras categorias

21 de março de 2024

As trabalhadoras bancárias e suas representantes sindicalistas há décadas lutam pela igualdade de oportunidades, contra metas, racismo, demissões que atingem principalmente as trabalhadoras, a violência contra as mulheres e o machismo. Sem perder de vista os direitos.

Em 2024, ao ingressar na categoria, uma bancária já conta com direitos como licença-maternidade de 180 dias, auxílio-creche/babá, auxílio para filhos com deficiência, estabilidade durante a gravidez e até 60 dias após o término da licença, além de estabilidade em caso de aborto atestado por médico, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) construída com muita luta, manifestações, greves por seus sindicatos, válida em todo o território nacional.

Em 2022, conquistaram a garantia da igualdade de oportunidades, inserindo cláusulas que repudiam a violência doméstica e o assédio sexual, e garantindo que os bancos criem medidas de prevenção e canais de apoio para esses casos.

“Por isso, a mobilização das mulheres é importante para cada vez mais conquistarmos direitos, respeito, dignidade, cargos de chefia e salários maiores e igualitários”, afirma Eneida Koury, secretária de Finanças do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancária do Banco do Brasil.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco