A luta dos bancários e bancárias proporcionou ser uma das categorias com o maior acordo coletivo da América do Sul e a 1ª a receber PLR no País
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região parabeniza toda a categoria pelo seu DIA, 28 de agosto. A data faz referência a greve de 1951, que começou no mesmo dia 28 de agosto e foi a mais longa da história.
A categoria reivindicava um reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. A contraproposta dos patrões, de 20% de aumento, foi considerada insuficiente e os bancários decidiram entrar em greve. Foram 69 dias de paralisação, até que, em 5 de novembro, a Justiça concedesse um reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.
A luta da categoria deu muitos resultados traduzidos em direitos e benefícios. Os bancários(as) têm uma das maiores Convenções Coletivas de Trabalhadores da América do Sul, atualmente com mais de 90 cláusulas.
São mais de 90 anos de luta sindical que proporcionam ser a primeira categoria a receber PLR e ter benefícios como: Jornada de 6h; Vale-refeição; Cesta alimentação; Plano de saúde; Ampliação da licença-paternidade, entre muitos outros abaixo: