Dirigentes sindicais de todo o país percorreram agências, nesta terça. Na Baixada Santista, dirigentes sindicais de Santos e Região foram, desta vez, em Praia Grande
Nesta terça-feira (22/07), a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região realizaram manifestação referente ao Dia Nacional de Luta pelo Saúde Caixa, na agência de Praia Grande, no Boqueirão. Na ocasião, os empregados foram conscientizados sobre a defesa do Plano de Saúde Caixa e as reivindicações dos bancários para o reajuste zero nas mensalidades, melhorias no atendimento e na cobertura do Saúde Caixa.
Uma das ações foi a entrega de carta aberta, que reforça todas as reivindicações.
Segundo os sindicalistas, os trabalhadores já arcam com um valor bem acima dos 30% definidos no acordo específico do Saúde Caixa. A manutenção do teto de 6,5% da folha de pessoal para custeio do plano vem onerando os usuários. Isto está tornando-se inviável para grande parte.
Outro problema apontado é a piora no atendimento por conta, entre outras, da redução da rede credenciada. “Defendemos a manutenção de um modelo de custeio justo e solidário, sem qualquer reajuste nas mensalidades, onde o banco assuma 70% dos custeios, conforme definido no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)”, afirma Mateus Lima, dirigente sindical de Santos e Região e empregado da Caixa.
As manifestações aconteceram em todo o país.