Os programas serão disponibilizados às quintas-feiras, às 17h, no canal do youtube.com/@FarolDaBaixada. Este episódio excepcionalmente entra nesta segunda (17), a partir das 17h. Entre no canal, clique em inscrever-se, depois no sininho, escolha todas e dê um joinha maneiro, pronto você estará ligado!
No episódio 111 do Farol da Baixada, mergulhamos em um dos temas mais complexos e urgentes da geopolítica mundial: o conflito entre Palestina e Israel — suas origens, distorções históricas e os impactos humanitários que seguem até hoje.
Link para slide da Palestra “Genocidio em Gaza e Questão Palestina”: https://l1nq.com/Pudyn
🎙️ Recebemos um time de convidados com décadas de experiência e envolvimento direto com o tema:
🔹 Emir Mourad – Secretário-geral da COPLAC (Confederação Palestina Latino-americana e do Caribe), ex-secretário da FEPAL, ex-diretor da FEARAB-SP e militante histórico pela causa palestina.
🔹 Luiz Fernando Mocellin – Professor de Relações Internacionais da Universidade Católica de Santos, especialista em política internacional e Oriente Médio.
🔹 Ricardo Galvanese – Professor e pesquisador da pós-graduação da UniSantos, coordenador do grupo de solidariedade à Gaza.
💬 Neste episódio, discutimos:
As raízes históricas do conflito, desde o fim do Império Otomano até a partilha da ONU em 1947;
A expansão sionista e o processo de colonização da Palestina;
A Nakba — a catástrofe palestina de 1948, que deu origem à diáspora e ao maior grupo de refugiados do mundo;
O papel das potências coloniais e o uso político da religião na construção do Estado de Israel;
A atual ofensiva em Gaza e o caráter de genocídio e limpeza étnica denunciado por organismos internacionais;
A manipulação midiática que tenta reduzir o conflito a uma “guerra contra o Hamas”.
📊 Contextos históricos apresentados por Emir Mourad:
Em 1897, 95% da população da Palestina era árabe;
Após a Primeira Guerra Mundial, a Inglaterra assume o controle e incentiva a imigração judaica;
A partir de 1948, mais de 750 mil palestinos foram expulsos de suas terras — hoje são mais de 6 milhões de refugiados;
Em 2025, restam menos de 9% da Palestina histórica sob controle palestino.
🕊️ “A libertação da África do Sul não será completa enquanto os palestinos não tiverem a sua liberdade.”
— Nelson Mandela, 1993
📣 Um episódio essencial para compreender a dimensão histórica, política e humana da resistência palestina — e o papel da solidariedade internacional diante da barbárie.
📺 Assista ao episódio completo no canal do Farol da Baixada.
Palestras UNISANTOS
18 de novembro de 2025 – Grupo de Solidariedade a Gaza: Palestra ‘Colonização e Genocídio em Gaza’
mais informações: https://www.unisantos.br/portal/acontece/grupo-de-solidariedade-a-gaza-palestra-colonizacao-e-genocidio-em-gaza/
19 de novembro de 2025 – Grupo de Solidariedade a Gaza: Palestras ‘O Estado de Israel e o Genocídio em Gaza’ e ‘Todos pela Palestina!’
mais informações: https://www.unisantos.br/portal/acontece/grupo-de-solidariedade-a-gaza-palestras-o-estado-de-israel-e-o-genocidio-em-gaza-e-todos-pela-palestina/