Conforme matéria já publicada (8/1) no site do Sindicato dos Bancários de Santos e Região a partir de 2019, o Santander começará a implantar um processo de unificação de funções na rede de agências.
Os cargos envolvidos serão os de caixas, agente comercial, coordenador de agência, gerente Pessoa Física e assessor Pessoa Física. Os trabalhadores que ocupam essas funções passarão a se chamar gerentes de negócios e serviços. Os representantes do banco disseram que não haverá terceirização de funcionários, e haverá jornadas de oito e seis horas.
# Santander quer extinguir cargos e colocar clientes pra fora das agências
“Fatalmente isso incorrerá em acúmulo de funções, mesmo com a atual precariedade para cumprir as metas impossíveis e o trabalho normal de atendimento com a enorme a falta de funcionários nas agências”, afirma Fabiano Couto, diretor do Sindicato e funcionário do Banco.
Segundo o apurado, os funcionários estão vivendo mais um pesadelo, entre tantos que o Santander lhes proporciona, com a falta de esclarecimento de como serão seus futuros e atribuições. “Mas as metas são cobradas minuto a minuto, sem misericórdia, sob ameaças. O Santander tornou-se o pior banco para se trabalhar ou ser cliente depois que até os usuários estão sendo barrados na porta e são obrigados a fazerem seus próprios saques, pagamentos ou quaisquer outros serviços antes oferecidos pelo banco com ajuda de um funcionário”, de acordo com Fabiano.
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O movimento sindical cobrou resposta se essa mudança resultará em desvio de função. Os representantes do banco disseram que nada ainda está definido.
“Poucos agentes comerciais se tornaram gerentes. A maioria continua com essa dupla função: como agente comercial, trabalhando no caixa e no atendimento comercial”, conclui o diretor.
O Santander cobra tarifas altíssimas, tem lucros astronômicos no Brasil responsável por 25% do lucro mundial e pode contratar mais funcionários para melhorar o atendimento. Mas ao contrário, precariza o ambiente de trabalho, massacra os funcionários e exclui clientes oferecendo um atendimento de terceira categoria. Essa mudança acentuará os problemas, todos os bancários terão de fazer tudo, a exemplo dos gerentes digitais, que agora demoram mais para atender os clientes de forma integral, mas são pontuados negativamente por isso e assediados para que façam mais negócios.
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Crédito: Fabiano Couto
Fonte: Imprensa & Comunicação SEEB Santos e Região