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Santander quer extinguir cargos e colocar clientes pra fora das agências

8 de janeiro de 2019

Santander prejudica clientes e expõe funcionários a indignação da população com triagem abusiva por conta de extinção de caixas. Resolução do BC proíbe barrar pagamento de contas na boca do caixa. Denuncie pelo 145

Chegam denúncias, principalmente de clientes e usuários de que o Santander iniciou o ano em todo o País a prática de fazer triagem na entrada das agências e recusar o recebimento de contas de concessionárias públicas e boletos de outros bancos na “boca do caixa”.

 

Isto faz parte de um projeto que será implantado em março com a extinção dos caixas dentro das agências e a unificação de cargos. Cada unidade terá apenas um gerente geral, outro de atendimento e assistentes de atendimento que farão tudo.

 

“Isto será prejudicial tanto para o bancário que acumulará funções, como para os clientes que serão obrigados a fazer todos os procedimentos nos caixas eletrônicos”, afirma Fabiano Couto, diretor do Sindicato e bancário do Santander.

 

O banco também estaria, conforme denúncias apuradas por Fabiano, obrigando a todos os funcionários pagarem do próprio bolso cursos de Certificação Profissional Anbima – CPA 10 e 20.

 

Banco Central

A resolução do Banco Central nº 3.694/09 proíbe que as instituições financeiras dificultem o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa aos seus clientes e usuários, mesmo oferecendo atendimento alternativo ou eletrônico. A escolha é do consumidor.

 

Essa prática efetuada pelas instituições financeiras é considerada um abuso. Portanto, os bancos não podem recusar o pagamento de contas, dentro do vencimento, em dinheiro.

 

Os bancários estão sendo expostos a fúria do público e devem ter consciência de que a falta de clientes dentro das unidades é uma manobra para demitir.

 

O Sindicato reforça que os clientes devem ser esclarecidos para procurarem o Procon, Cidoc/ Santos e façam denúncias no Banco Central caso a diretoria do Santander continue obrigando os funcionários a barrarem clientes.

 

Denuncie ao Banco Central pelo fone: 145 ou pelo site: www.bcb. gov.br. Em Santos denuncie também ao Cidoc pelo fone: 0800- 779.0151. Site do Procon: www.procon.sp.gov.br

 

Liga mais cedo!

Outro problema do Santander, que o Sindicato está cobrando uma mudança de postura, é em relação à refrigeração das unidades. O sistema de ar-condicionado nas agências da Baixada Santista é acionado automaticamente em São Paulo, mas só a partir das 10 horas.

 

Neste horário, durante o verão, as temperaturas já estão na casa dos 30ºC ou mais. Até a agência ficar climatizada, os funcionários já passaram horas de calor insuportável. Nesta terça-feira, 8, a diretoria do Sindicato protocolou carta nas regionais Santos e Litoral Norte solicitando a reprogramação do sistema para que o ar-condicionado seja ligado às 8h30.

 

“As temperaturas na região são muito altas neste período e os trabalhadores precisam ter condições de trabalho. Seguiremos cobrando também a manutenção dos equipamentos nas unidades e tomando as medidas cabíveis para cada caso”, comentou o secretário de comunicação do Sindicato e funcionário do Santander, Fabiano Couto.

 

Em novembro passado, o Sindicato enviou cartas para todos os bancos da região cobrando que fossem feitas revisões e manutenções nos sistemas de ar-condicionado, justamente para buscar evitar os problemas de altas temperaturas nessa época do ano.

 

Qualquer problema em agências da Baixada Santista deve ser denunciado para o Sindicato direto com os diretores ou pelo fale conosco do site. Outros canais de comunicação do Sindicato são o facebookwhatsapp e instagram.  Fortaleça as lutas da categoria se sindicalizando.

Crédito: Fabiano Couto
Fonte: Imprensa Seeb Santos e Região

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