Segundo relato do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, o país está saindo da crise numa boa, pois nossa economia já teve um desempenho de crescimento de 1,9% no segundo trimestre e vai avançar para até 3%, enquanto nos países do 1º mundo como os EUA e Japão o desempenho da economia continua negativo. O que demonstra que as instituições financeiras baseadas em território nacional vão abocanhar um lucro ainda maior nos 3º e 4º trimestres deste ano.
O que também nos leva a considerar, que os banqueiros têm dinheiro de sobra e saindo pelo ladrão para pagar o índice de 10% reivindicado pela categoria nacionalmente, além de uma PLR de três salários + R$ 3.850,00. Sempre lembrando que alguns sindicatos de bancários, entre eles o de Santos e Região, reivindicaram no início dos encontros da campanha salarial dos bancários 15% de reposição. Veja a reportagem de Mantega para a Reuters:
Mantega diz que economia vai crescer de 2% a 3% no 3º trimestre
São Paulo – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, viu o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre como positivo e disse que o crescimento dos três meses seguintes será ainda mais forte, mas que os investimentros só se recuperarão no fim do ano.
A economia cresceu 1,9% sobre o primeiro trimestre. Mantega estima para o terceiro trimestre um avanço entre 2% e 3% sobre abril a junho e lembrou que os cortes passados do juro ainda vão estimular a economia.
Ele reafirmou o prognóstico de expansão em 2009 como um todo de 1 por cento, número mais otimista que o do mercado.
O ministro destacou que a grande força puxando o crescimento vem do mercado interno e que as políticas fiscal e monetária ajudaram o Brasil a sair da crise.
Ele disse ainda que os investimentos, que ficaram estáveis na compração trimestral e tiveram queda recorde sobre o segundo trimestre de 2008, vão se recuperar apenas no quarto trimestre e que o crédito ainda está abaixo dos níveis de 2008, mas que há uma reconstituição em níveis satisfatórios.
Fonte: R