Início Notícias Conta laranja: saiba o que é e como se prevenir de golpes que envolvem roubo de cadastro
Notícias

Conta laranja: saiba o que é e como se prevenir de golpes que envolvem roubo de cadastro

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

19 de janeiro de 2026

A prática de cadastrar dados falsos ou obtidos ilegalmente por criminosos em contas bancárias “laranja” tornou-se comum em golpes de Pix e até ataques hackers interceptados pelo Banco Central. A autoridade pretende coibir o uso de contas desse tipo em transações a partir de outubro, dentro de um conjunto de medidas que busca fortalecer a segurança do sistema de pagamento brasileiro, além de ferramentas como o Pix.

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) explica como fornecer dados para a criação de uma conta laranja pode levar o usuário a incidir em crimes como estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A melhor forma de se remediar contra a participação em golpes é o uso da plataforma Registrato, do Banco Central, diz Leandro Vilain, diretor-executivo da ABBC.

“Ao ceder uma conta ou documento para terceiros, o cidadão se expõe diretamente a esquemas criminosos e responderá por seus efeitos colaterais”, afirma Vilain.

No Registrato, o usuário consegue conferir todas as suas contas em instituições bancárias, além de empréstimos e financiamentos tomados em seu nome. Para se cadastrar e ter acesso a dados, basta entrar com a conta Gov.br em nível prata ou ouro. A partir do login, o usuário também pode conferir chaves Pix registradas, assim como remessas de câmbio e transferências internacionais, caso a conta laranja seja de outro país.

Além disso, a ABBC dá a seguintes dicas para correntistas:

  • Cuidado com ofertas pelos dados de correntistas, como CPF, agência, conta, chave Pix
  • Não compartilhe dados como biometria, token ou código de segurança recebido por SMS. Cuidado ao preencher esses dados em códigos online. Instituições financeiras não pedem estes códigos por plataformas de mensagem como WhatsApp;
  • Se alguém pedir sua conta ou documentos para receber transferências, recuse imediatamente;
  • Denuncie pelo aplicativo do seu banco ou pelos canais oficiais.

O Banco Central deve aumentar o tempo de limite de avaliação de transações por parte de bancos. As regras atuais permitem que as instituições retenham a transação suspeita somente por uma hora. No âmbito de contas laranja, bancos, fintechs e instituições de pagamento devem rejeitar transferências a contas suspeitas de participarem em operações fraudulentas. As mudanças passam a vigorar a partir de 13 de outubro.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

 Política de Privacidade

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco