Início Notícias Nova ferramenta do Pix promete agilizar devolução em casos de fraude
Notícias

Nova ferramenta do Pix promete agilizar devolução em casos de fraude

Reprodução

25 de novembro de 2025

Desde o último domingo (23/11), entrou em operação a versão atualizada do Mecanismo Especial de Devolução (MED), ferramenta essencial no combate a fraudes envolvendo o Pix. A nova versão amplia a capacidade de rastreamento, permitindo seguir todo o “caminho do dinheiro” em golpes, fraudes ou situações de coerção.

Por enquanto, a adoção pelas instituições financeiras é opcional, mas o uso será obrigatório a partir de 2 de fevereiro de 2026.

Criado em 2021 — um ano após o lançamento do Pix — o MED surgiu para agilizar a devolução de valores a vítimas de fraudes. Porém, já em 2022, o Banco Central e as instituições financeiras perceberam que o mecanismo precisava ir além.

No modelo antigo, o processo se limitava à primeira conta utilizada pelo fraudador. Na prática, isso se mostrava insuficiente: golpistas transferiam rapidamente o dinheiro para outras contas, dificultando o bloqueio.

A nova versão resolve esse gargalo ao identificar todas as possíveis rotas percorridas pelos recursos, compartilhando essas informações com os bancos envolvidos. Assim, o dinheiro pode ser recuperado em até 11 dias após a contestação do cliente.

Desde 1º de outubro, os aplicativos das instituições financeiras passaram a contar com o botão de contestação, integrado ao MED. Ele permite que o usuário relate uma transação suspeita diretamente no app, sem ligar para a central de atendimento.

A ideia é facilitar o processo, acelerar o bloqueio dos valores e aumentar as chances de a vítima recuperar o dinheiro.

Como solicitar a devolução de um Pix

De acordo com o Banco Central, o pedido deve ser feito até 80 dias após a transação. O procedimento funciona assim:

  • Registre a reclamação no aplicativo do seu banco.
  • A instituição analisa o caso; se identificar indícios de golpe, os valores são bloqueados na conta do recebedor.
  • A investigação é concluída em até 7 dias.
  • Caso não seja comprovada a fraude, o dinheiro é desbloqueado ao recebedor.
  • Se for confirmado o golpe, a devolução ocorre em até 96 horas (total ou parcial), desde que haja saldo na conta envolvida.
  • Se o saldo disponível não cobrir todo o valor, o banco do fraudador deve fazer bloqueios sucessivos sempre que novos recursos entrarem na conta, por até 90 dias após a data da transação original — até que o valor total seja devolvido.
Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

 Política de Privacidade

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco