Início Notícias Crise Climática é a pauta do V Fórum Social da Baixada Santista dia 29/11, na Unifesp
Notícias

Crise Climática é a pauta do V Fórum Social da Baixada Santista dia 29/11, na Unifesp

Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

20 de novembro de 2025

A quinta edição do Fórum Social da Baixada Santista (V FSBS) será realizada no dia 29 de novembro de 2025 (sábado), das 8h às 18h, e reunirá lideranças comunitárias, movimentos sociais, pesquisadores, ambientalistas e gestores públicos dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. O evento tem como tema central “A questão ambiental é humanitária: exige reinventar o futuro” e o lema “Que planeta queremos habitar e que humanidade queremos nos tornar?”.

As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário e escolhendo o eixo temático que deseja discutir, no link da bio das redes sociais do V FSBS (@forumsocialbs) e da OSC Concidadania (@concidadania.org.br), além do site da OSC.

Na abertura será servido um café coletivo seguido de ato ecumênico com a presença da Yalorixá Deledda Maris Silva, Mãe Deledda, ministra religiosa de matriz africana; Sérgio Ferreira, reverendo da Igreja Anglicana de Santos e Felipi Bennert, pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Após as boas vibrações para as discussões do dia com a mística com a participação de representantes de povos originários da região e mesa de representantes da Unifesp Baixada Santista, Ministério das Cidades, Ministério do Meio Ambiente e a organização do V FSBS.

Em seguida, começa a mesa temática “Que cidade queremos habitar? sobre o impacto das mudanças climáticas na Baixada Santista e no Brasil, com a participação de Orlando Santos Junior, professor e pesquisador; Ivan Carlos Maglio, engenheiro e consultor em planejamento urbano e ambiental; André Leandro Nascimento, ativista socioambiental. Mediação da professora Tânia Diniz.

Na sequência, os participantes se dividirão em eixos temáticos para discutir propostas e construir coletivamente ações de enfrentamento à crise climática. O dia será encerrado com uma mesa redonda e plenária final, sintetizando as proposições e reafirmando compromissos regionais.

Serão nove eixos com os seguintes títulos:

  1. Moradia, infraestrutura urbana, participação popular
  2. Saúde pública, água e saneamento;
  3. Limpeza urbana e tratamento de resíduos;
  4. Conflitos socioambientais e remoções forçadas de famílias;
  5. Educação, sustentabilidade e crise climática;
  6. Violação dos Direitos Humanos, garantia de justiça, equidade, diversidade e inclusão;
  7. Redução das desigualdades sociais e territórios vulnerabilizados;
  8. Governança metropolitana, participação social e mudanças climáticas;
  9. Mobilidade urbana e impactos ambientais.

O V FSBS é organizado pelas diversas entidades da sociedade civil e movimentos sociais, como mulheres, negritude, juventude, pessoas idosas, urbanistas e ambientalistas e, nesta edição, pretende discutir diversas pautas tendo a questão climática como eixo.

O foco principal será desigualdades e urgências ambientais, pois a Baixada Santista enfrenta desafios estruturais que revelam as contradições do desenvolvimento regional. Com uma população de 1,8 milhão de habitantes (IBGE 2022) e um PIB de R$ 99,7 bilhões (Fundação Seade, 2024), cerca de 17,3% da população vive em favelas, exposta à precariedade urbana e à vulnerabilidade social — um cenário que se agrava diante da intensificação dos eventos climáticos extremos.

O V FSBS propõe um debate sobre como adaptar as cidades às mudanças climáticas, reduzir desigualdades e fortalecer a resiliência urbana. Questões como moradia (racismo ambiental), desigualdades de gênero e raça, o etarismo e as diversas violências, principalmente o feminicídio e a criminalização das pessoas negras e da população periférica, saneamento, saúde pública, reciclagem, segurança alimentar e saberes ancestrais farão parte das discussões.

PROGRAMAÇÃO

8h | Credenciamento, acolhida e café coletivo (partilha de experiências);

9h | Ato ecumênico e mística indígena com representantes da Aldeia Ara Pyau;

9h30 | Abertura: Representantes Unifesp, Ministério das Cidades,

Ministério Meio Ambiente e Fórum Social da Baixada Santista;

10h | Mesa temática: Que cidade queremos habitar? com: Orlando Santos Júnior, Ivan Carlos Maglio e André Leandro Nascimento. Mediadora: Tania Diniz;

11h | Grupos temáticos: discussão e construção coletiva;

13h | ALMOÇO;

14h | Plenária: Atividade cultural e apresentação dos resultados construídos coletivamente;

16h | Mesa redonda: síntese do debate. (Marcos Pellegrini Bandini, geólogo; Maria Salete dos Santos, assistente social e Sania Cristina Dias Batista, arquiteta e urbanista);

18h | Encerramento com apresentação do Coletivo Antirracista Ojú Obá.

SERVIÇO

Data: 29 de novembro de 2025 (sábado)

Horário: das 8h às 18h

Local: Unifesp Baixada Santista. Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias, Santos

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

 Política de Privacidade

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco