Início Notícias Consórcio Acquavias vence leilão de balsas em São Paulo
Notícias

Consórcio Acquavias vence leilão de balsas em São Paulo

Isabela Carrari/PMS

14 de novembro de 2025

A empresa maranhense Internacional Marítima Limitada arrematou ontem (13), por meio do consórcio Aquavias SP, a concessão de 14 linhas de transporte aquaviário no estado de São Paulo.

A vitória, superando outras três empresas em leilão público, ocorreu com proposta de desconto de 12,60% na contraprestação pública, superando outros três concorrentes.

Foram licitadas três linhas na Região Metropolitana de São Paulo, três no Vale do Paraíba e oito no litoral paulista, entre elas a balsa Santos-Guarujá.

Os serviços atendem, em média, 40 mil passageiros por dia, 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. São previstos investimentos de R$ 2,5 bilhões direcionados à modernização dos terminais e substituição de embarcações, que passarão a ser elétricas. 

Contrato de 20 anos

O modelo de Parceria Público-Privada adotado prevê prazo contratual de 20 anos. Entre as rotas contempladas estão São Sebastião–Ilhabela, Santos–Vicente de Carvalho, Santos–Guarujá, Bertioga–Guarujá, Cananéia–Continente, Cananéia–Ilha Comprida, Cananéia–Ariri, Iguape–Juréia, Bororé–Grajaú, Taquacetuba–Bororé, João Basso–Taquacetuba, Porto Paraitinga, Porto Varginha e Porto Natividade da Serra.

A assinatura definitiva do contrato está prevista para o primeiro semestre de 2026. O grupo vencedor já opera duas linhas de transporte marítimo no Maranhão, além de embarcações de apoio portuário e rebocadores, e faz parte do grupo Cantanhede, conglomerado regional de empresas ligadas à construção civil.

Em seu discurso após o leilão, o governador Tarcísio de Freitas (foto) comentou a dificuldade do projeto pela ausência de experiências prévias de concessões de transporte marítimo de passageiros no estado.

Ele destacou ainda a licitação do novo Centro Administrativo do governo estadual, com valor previsto de R$ 5 bilhões, que ocorrerá em 15 dias. O projeto reconfigura o centro de São Paulo ao levar secretarias e a própria sede do governo para a região. 

Tarcisio está vendendo São Paulo

Sabesp

Algumas privatizações geraram mais repercussão do que outras. Em entrevista à Folha de S. Paulo, o presidente da Sabesp, Carlos Piani, afirmou que a companhia não fará mais política pública. “A Sabesp tem 51 anos, ao longo desse período, por sua própria conta, ela dava desconto para alguns clientes. Fazia política pública, não era uma questão regulatória”, disse. “A Sabesp não é mais controlada pelo Estado. Quem tem que fazer essa política pública é o Estado”.

Pedágios “Free Flow”

Tarcísio de Freitas está implementando a instalação de novos pedágios nas rodovias de São Paulo, muitos deles no modelo “free flow” (sem cancelas). O plano prevê a instalação de 37 novos pórticos de cobrança até o final do ano em rodovias como Raposo Tavares, Mogi-Dutra e Rio-Santos, como parte de contratos de concessão.

O pedágio free flow é aquele em que não há cabine de cobrança nem cancela, e o motorista deve ter a tag de pagamento automático no para-brisa ou pagar pelo site ou, ainda, por um aplicativo de celular em até 30 dias depois da passagem pelo portal de cobrança com o veículo. Caso contrário ainda toma multa!

Extinguiu Fundação para Remédio Popular

Tarcisio conseguiu acabar com a FURP (Fundação para o Remédio Popular), ao apresentar projeto de lei para extinguir a fundação e vender seus bens. O projeto de lei visa autorizar a venda dos bens da FURP, incluindo suas unidades industriais, e transferir os servidores para outros órgãos estaduais. Especialistas argumentam que a medida resultara na privatização da produção de medicamentos essenciais à população, para beneficiar a indústria farmacêutica privada, mais um ataque ao SUS..

Tarcísio vai leiloar escolas?

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a anulação de dois leilões realizados pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e suspendeu o processo de privatização das escolas públicas estaduais.

Balsas

Prepare seu bolso!

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

 Política de Privacidade

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco