Início Notícias “Caramelo”: filme da Netflix reafirma a diversidade e excelência do cinema brasileiro
Notícias

“Caramelo”: filme da Netflix reafirma a diversidade e excelência do cinema brasileiro

26 de outubro de 2025

Desde que “Ainda Estou Aqui” (2024) trouxe o Oscar de Melhor Filme Internacional para o Brasil, virou lugar-comum afirmar que o cinema brasileiro vive um grande momento. E isso é pura verdade. Basta lembrar de alguns títulos recentes: “Homem com H”, “Outra Vez Oeste”, “O Último Azul” e “O Agente Secreto”, que já é destaque internacional.

Esse bom momento do cinema brasileiro se consolida ainda mais com o sucesso estrondoso de “Caramelo” (2025), dirigido por Diego Freitas e estrelado por Rafael Vitti, que está há duas semanas entre os mais vistos do Brasil e no Top 3 Global da Netflix. Hoje, o longa é a produção de língua não inglesa mais assistida da plataforma.

“Caramelo” é um grande filme — e não é à toa que esteja fazendo tamanho sucesso entre públicos variados. A partir de uma fórmula clássica do cinema — a história com cachorros —, o longa entrega uma narrativa profunda sobre amizade e a finitude da vida.

Ascensão e queda

A trama de “Caramelo” parte de uma premissa simples: Pedro (Rafael Vitti) é um chef que acaba de conquistar o comando de um restaurante. No entanto, ele recebe o diagnóstico de um câncer grave. Ao mesmo tempo, encontra um cachorro abandonado e decide adotá-lo. Posteriormente, dá-lhe o nome de Caramelo.

Com esse ponto de partida, o roteiro de “Caramelo”, assinado por Diego Freitas, Rod Azevedo e Vitor Brandt, faz uma profunda reflexão sobre a finitude da vida e como, às vezes, é preciso uma notícia devastadora — um estado de quase-morte — para olharmos para o lado e revermos o que realmente importa. É o que acontece com Pedro, que acaba encontrando as pessoas certas pelo caminho.

Ao adotar Caramelo, Pedro conhece Camila (Aianne Botelho), que gerencia um abrigo e escola para cães ao lado de Luciana (Noemia Oliveira).

Já nas sessões de quimioterapia, Pedro conhece e desenvolve uma profunda amizade com Léo (Bruno Viinicius), que enfrenta o câncer há anos.

Importante destacar que todos os personagens são muito bem construídos e possuem funções centrais na trama — definindo o tom da nova etapa da vida de Pedro.

Com esse novo universo ao redor do protagonista, “Caramelo” — que tem direção e fotografia deslumbrantes — mergulha na odisseia existencial de Pedro, que passa a viver entre a vida e a morte, entre não adiar mais os sonhos e aprender a permanecer no aqui e agora.

“Caramelo” consegue mesclar com maestria o drama e a comédia, sem nunca fugir de seu tema central: a morte. E faz isso sem apelar, deixando tudo fluir de maneira poética e emocionalmente honesta.

Cabe aqui um destaque especial para a mãe de Pedro, Neide, magistralmente interpretada por Kelzy Ecard. Aliás, todo o elenco de “Caramelo” está espetacular — impressiona a preparação e a entrega dos atores.

O grande momento do cinema brasileiro

“Caramelo” é um grande filme brasileiro — e não será esquecido. Pelo contrário, é o tipo de obra que entra para o imaginário do país e será reexibida ad infinitum.

De fato, estamos vivendo um tempo de ouro do cinema brasileiro — e isso se comprova quando temos “Caramelo” e “O Agente Secreto” como obras contemporâneas e de sucesso internacional. Não é pouca coisa — e coloca o cinema produzido no Brasil em outro patamar.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

 Política de Privacidade

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco