Adolescente de 16 anos, de Mongaguá, está internada na UTI do Hospital Regional de Itanhaém
A Baixada Santista tem o primeiro caso de intoxicação por metanol. A Prefeitura de Mongaguá informou nesta terça-feira (14) que o caso da adolescente de 16 anos internada com suspeita de intoxicação por metanol foi confirmado, em conjunto com resultado positivo para a substância em exame preliminar de urina.
A jovem deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mongaguá no dia 28 de setembro e transferida para o Hospital Regional de Itanhaém no mesmo dia. A paciente permanece internada na UTI, em estado grave.
Operação da polícia civil
A Polícia Civil de São Paulo prendeu seis pessoas nesta terça-feira, durante a realização da Operação Fonte do Veneno contra uma rede criminosa envolvida na produção e venda de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. A ação foi coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), por meio da 1ª Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos da Divecar.
Ao todo, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara.
O objetivo foi localizar e apreender produtos, maquinários e materiais utilizados para a produção de bebidas falsificadas, além de celulares, documentos e outros objetos que pudessem auxiliar na identificação dos envolvidos e na comprovação dos crimes.
A delegada Leslie Caran Petrus, que coordenou a operação, afirmou que as investigações se iniciaram a partir da prisão de um dos maiores fornecedores de bebidas falsificadas do Brasil, que ocorreu há cerca de dez dias.
“Ele vendia garrafas com rótulos, tampinhas intactas e lacres, praticamente impossível de identificar a falsificação. Depois, descobrimos quem adquiriu esses produtos”, explicou.
A ação também teve apoio da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), que forneceu equipamentos para que as bebidas encontradas fossem testadas no local. O material apreendido será analisado para identificar se há presença de metanol.
O Brasil registra 32 casos de intoxicação por metanol, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Há ainda 181 ocorrências em investigação e 320 suspeitas descartadas. Cinco mortes pelo consumo da substância foram confirmadas, todas no Estado de São Paulo.
Com 100 casos em investigação, São Paulo continua sendo também o Estado com o maior número de ocorrências confirmadas para a intoxicação da substância, com 23 notificações registradas até esta terça.