Os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Santos e Região participaram em 05 de junho do Seminário Regional organizado pela Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, na cidade de Campinas, com os sindicatos de Campinas, São José dos Campos e Guaratinguentá. Também vão participar nos dias 25 e 26 de junho da Conferência Interestadual e enviarão delegados, de 17 a 19 de julho de 2009, para a 11ª Conferência Nacional dos Bancários, em São Paulo.
“Nesta Campanha Salarial 2009 a tônica é lutar contra o desemprego, para tanto a defesa da estatização do sistema financeiro é determinante para barrar as demissões na categoria bancária”, afirma Ricardo Saraiva Big, Presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do BB.
Defendemos um índice de reajuste Fenaban (ICV/Dieese) de 15,29% (composto por 5,7% de perdas acumuladas + 3,88% de reposição da inflação + 5% de produtividade). Para os empregados da CEF um reajuste de 75,63% (composto por 61,02% de perdas + 3,88% de reposição da inflação + 5% de produtividade). Já para os bancários do BB o índice defendido é de 65,44% (composto 51,68% de perdas + 3,88% inflação + 5% de produtividade). Além disso, temos que barrar a manipulação dos bancos sobre seus lucros nos balanços, para melhorar e garantir uma Participação dos Lucros e Resultados (PLR) compatível com o montante realmente auferido pelos bancos. Vamos lutar pelo salário mínimo do Dieese R$ 1.972,00 como piso da categoria; para estender a licença maternidade de 180 dias para todas as bancárias, pois as funcionários do BB, CEF e Nossa Caixa já conquistaram este direito; travar uma verdadeira guerra contra o assédio moral e para pôr fim a qualquer tipo de metas, são algumas das reivindicações do Sindicato nesta Campanha Salarial 2009!
O que vai exigir, em tempo de crise, muita mobilização de todos, por isso denuncie o assédio, participe das reuniões, das assembléias, das convocações para manifestações, enfim, junte-se ao Sindicato para lutar por seu emprego, melhores salários e condições de trabalho!!!
Veja algumas das principais reivindicações da Campanha Salarial 2009:
– Índice de reajuste Fenaban (ICV/Dieese) = 15,29%
– Índice de reajuste para empregados da CEF = 75,63%
– Índice de reajuste para funcionários do BB = 65,44%
– Estatização do Sistema Financeiro
– PLR compatível com os lucros reais dos bancos
– Lutar contra o desemprego, pela extensão da Licença Maternidade para todas as bancárias, lutar contra o Assédio Moral, pelo Fim das Metas, implantar o Piso do Dieese, entre outras reivindicações.