Estratégia é para lidar com envelhecimento populacional. Medida passa a valer a partir de abril de 2025 entre funcionários públicos
Mudanças visam reverter a queda na natalidade e lidar com envelhecimento da população – Philip Fong/AFP
A cidade de Tóquio, no Japão, permitirá, a partir de abril de 2025, que os funcionários públicos trabalhem apenas quatro dias por semana, com três dias de folga. A medida, segundo o governo metropolitano, visa enfrentar o desafio do envelhecimento da população. Atualmente, uma a cada dez pessoas no país tem mais de 80 anos.
Além disso, a capital implementou uma nova política de apoio à criação de filhos, permitindo que alguns trabalhadores reduzam sua jornada diária em até duas horas para cuidar das crianças. Essa mudança busca reverter a queda na taxa de natalidade do país, que diminuiu 5,6% no ano passado em relação a 2022, sendo a oitava queda seguida no índice. A instabilidade econômica e a dificuldade de equilibrar a vida familiar e profissional foram motivos apresentados à época pela pesquisa.
“Continuaremos a revisar os estilos de trabalho de forma flexível, para garantir que as mulheres não precisem sacrificar suas carreiras devido a eventos da vida, como parto ou criação de filhos”, declarou a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, durante o anúncio, conforme reportado pelo JapanTimes.