fbpx
Início Notícias Atividade econômica supera projeções e volta a crescer em agosto
Notícias

Atividade econômica supera projeções e volta a crescer em agosto

Foto: Ricardo Stuckert/PR

16 de outubro de 2024

Uma nova constatação do ritmo positivo da economia brasileira veio a público nesta segunda-feira (14). A atividade econômica em agosto registrou alta de 0,2%, na comparação com julho, dado que mais uma vez surpreendeu analistas e o mercado financeiro. 

Os dados fazem parte do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) a soma dos bens e serviços produzidos no país. 

Na comparação com o mês de agosto de 2023, o avanço foi ainda maior, batendo em 3%. A subida registrada no trimestre finalizado em agosto foi de 1,5% em relação aos três meses anteriores. 

No ano, o índice soma uma alta de 2,9%. Já no acumulado de 12 meses, o IBC-Br cresceu 2,5%.   Com relação a julho deste ano, o índice teve uma retração de 0,4%, a primeira desde março e a maior desde maio de 2023.

Segundo noticiou o jornal Valor Econômico, o resultado de agosto ficou acima da mediana das estimativas captadas pelo Valor Data junto ao mercado financeiro, de elevação de 0,10%, mas ficou dentro do intervalo das projeções, que iam de queda de 0,39% a crescimento de 0,50%. Outra pesquisa, feita pela agência Reuters, apontou que a projeção do setor era de estabilidade, após queda 0,6% em julho. 

O resultado obtido no IBC-Br é mais um de uma série de dados que apontam para um cenário de maior robustez e estabilidade da economia, ao contrário do que em geral é apontado pelo mercado financeiro, que costuma jogar para baixo os avanços do país. 

Na semana passada, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) aumentou em um ponto percentual sua projeção para o crescimento do país em 2024, passando de 2,4% para 3,4%. E, no início do mês, a agência Moodys elevou a nota brasileira de Ba2, dois níveis abaixo do grau de investimento, para Ba1, um nível abaixo dessa categoria, e ainda apontou para a possibilidade de uma nova alta nos próximos meses.

Ao mesmo tempo, o Brasil viu o número de pessoas empregadas chegar a 101,8 milhões no segundo trimestre de 2024, de um total de 109,4 milhões que compõem o universo da força de trabalho. Os índices são os melhores já verificados desde 2012, quando teve início a série histórica da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua. 

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco