A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região paralisa nesta sexta-feira, 10, a Agência São Vicente do Santander, no Centro da Cidade, por causa da demissão de uma bancária com quadro de depressão. Ela foi demitida logo depois de dirigentes sindicais terem saído da unidade, que tem histórico de assédios e problemas estruturais. O Sindicato exige a reintegração imediata da trabalhadora!
A demissão aconteceu na tarde de quinta-feira, 9. Horas antes, diretores do Sindicato que são funcionários do Santander tinham ido até a agência para abordar o Superintendente de Rede, responsável pela Baixada Santista, e cobrar solução para as diversas denúncias de assédio praticado por gestores da região. Parte dos casos, inclusive, diz respeito à gerente geral da Agência São Vicente e motivou outras paralisações do banco.
Ao ser cobrado, o Superintendente de Rede pediu um tempo para poder verificar as situações e os diretores concordaram em lhe dar um prazo. Porém, pouco depois da saída dos dirigentes da unidade eles foram informados da demissão da trabalhadora. “Quando retornamos à agência, o Superintendente fingiu que não estava para não ser confrontado por nós. Mas não iríamos deixar passar mais esse absurdo praticado pelo Santander e paralisamos o banco”, afirmou o secretário de Imprensa e Comunicação do Sindicato e funcionário do Santander, Fabiano Couto.
Afastamento
Sofrendo de depressão, doença cada dia mais comum na categoria, a bancária chegou a ficar afastada por 15 dias para cuidar da saúde e retornou recentemente ao trabalho. Ao demiti-la, o Santander dá mais uma prova do descaso com a vida de seus funcionários.
Além dos problemas com assédio e exploração, a Agência São Vicente é um exemplo perfeito de falta de estrutura. Fundida com outra agência no final do ano passado, a unidade não tem mobiliário suficiente para os bancários trabalharem e atender adequadamente os clientes. Há ainda problemas na rede de água e frequentemente o banco fica sem luz, por causa dos furtos de fios. O Sindicato fez e continuará fazendo quantas paralisações forem necessárias até que o banco trate com dignidade trabalhadores, clientes e usuários e reintegre a bancária demitida!
Qualquer problema em bancos da Baixada Santista deve ser denunciado para os diretores do Sindicato, por meio do “fale conosco” do sitewww.santosbancarios.com.br, pelo facebook ou o whatsapp do Sindicato.
Fonte: Imprensa e Comunicação SEEB Santos e Região
Escrito por: Fernando Diegues