fbpx
Início Notícias Fique por dentro da Campanha Nacional dos Bancários 2024
Notícias

Fique por dentro da Campanha Nacional dos Bancários 2024

22 de abril de 2024

A última Campanha Nacional ocorreu em 2022 e resultou em um acordo de dois anos. Assim, nossa força e mobilização garantiram uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) válida de 1º de setembro de 2022 (data base da categoria) a 31 de agosto de 2024. Resultou ainda em acordos específicos para os trabalhadores dos bancos públicos: Caixa e Banco do Brasil, ambos também com validade até 31 de agosto deste ano.

Portanto, está na hora de nos mobilizarmos para a construção de novos acordos, com mais conquistas e avanços.

Até 02 de junho: Sindicatos de todo o país iniciam o processo de consulta à categoria sobre as prioridades para a Campanha Nacional

Responda aqui a Consulta Nacional da categoria.

Na consulta, os trabalhadores opinam sobre os principais eixos de reivindicações: remuneração (índices de reajuste para salários e PLR, por exemplo), saúde e condições de trabalho, emprego, segurança, teletrabalho e igualdade de oportunidades.

Dias 4, 5 e 6 de junho: congressos de bancos públicos

Além da nova CCT (válida para todos os bancários em todo o Brasil), a Campanha resulta também em acordos específicos para os trabalhadores dos bancos públicos: um aditivo do BB e outro para os empregados da Caixa. E as pautas de reivindicações específicas de cada um são construídas nos congressos de cada banco. Assim, nessas datas ocorrem o 34º CNFBB (Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil) e o 39º CONECEF (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa).

6 de junho – Encontro Nacional de Bancos Privados

Os trabalhadores de bancos privados, como Bradesco, Itaú e Santander, também se reúnem para discutir questões e reivindicações específicas dessas instituições.

Dias 7, 8 e 9 de junho: 26ª Conferência Nacional dos Bancários

É chegada a hora de os bancários se reunirem para discutir conjuntura nacional, estratégias de mobilização e, principalmente, a pauta da categoria. A pauta é construída a partir das respostas à Consulta Nacional, dadas pelos trabalhadores e trabalhadoras de todo o país.

Entrega da pauta à Fenaban

Uma vez aprovada na Conferência Nacional, a pauta de reivindicações é entregue à Fenaban. Trabalhadores e empresários, então, aprovam um calendário de negociações.

Mobilização: informação, participação e ação

A negociação funciona na base da pressão: o Sindicato pressionando os banqueiros com a participação e o envolvimento dos bancários por trás. Então, a todo momento, o Sindicato irá chamar a categoria para a mobilização, seja em plenárias, reuniões e atividades de rua ou para ações virtuais, nas redes. Fique atento para responder aos nossos chamados e participar das atividades. Outro ponto fundamental é a informação, não se esqueça de que as informações confiáveis sobre a Campanha estão apenas nos canais oficiais do Sindicato.

Mesas de negociações

Começam as rodadas de negociação entre bancários e banqueiros. A categoria é representada pelo Comando Nacional dos Bancários – que reúne representantes dos sindicatos de todo o país e a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) – e os bancos são representados pela Fenaban.

Paralelamente, ocorrem também as mesas de negociação específicas do BB e da Caixa, para a construção dos acordos aditivos de cada um. Todos juntos pela vitória!

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco