“Tanta farpa tanta mentira / tanta falta do que dizer…” o trecho da música, famosa na voz do cantor Lulu Santos, ilustra bem a realidade sofrida pelos trabalhadores do HSBC. O descaso mais recente do banco inglês foi não pagar a gratificação para os gerentes gerais e, ao mesmo tempo, esbanjar dinheiro durante a convenção anual realizada com os gerentes.
Além de contar com a apresentação de Lulu Santos, o encontro aconteceu em um luxuoso hotel em Atibaia (São Paulo) e terminou nesta quarta-feira (9). Também está prevista a realização de uma festa, em São Paulo, para os funcionários do HSBC no estado. “Obrigam os funcionários a ir à festa para que tenha bastante gente e mostre uma suposta unidade, para fingir que está tudo bem”, afirmou o diretor do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do HSBC, Reinaldo Martins.
Gratificação
Em outubro, diante da perspectiva de um valor baixo na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), foi negociado o pagamento de uma gratificação de R$ 3 mil para todos os trabalhadores do banco inglês. Ela seria paga junto com a PLR, que ficou em R$ 318,27. “Os gerentes gerais foram os únicos que não receberam. Eles foram avisados um dia antes da data do pagamento. Estamos cobrando explicações do HSBC e até agora o banco não deu uma resposta”, explicou a bancária do HSBC e diretora do Sindicato, Andrea Crescenzo.
Com o processo de compra do HSBC pelo Bradesco que está em andamento, os descasos e abusos do banco inglês contra os funcionários têm aumentado, gerando ainda mais desgaste e medo entre os bancários. Qualquer caso de assédio ou problemas em agências devem ser denunciados para os diretores do sindicato, por meio do fale conosco do site www.santosbancarios.com.br ou da página facebook.com/santosbancarios .
Fonte: Imprensa Seeb Santos e Região