Especialista listou cinco tendências para o mercado de trabalho
Com o final do ano se aproximando, uma das grandes preocupações do brasileiro para 2024 é o mercado de trabalho. A busca por um emprego é fruto do desejo sobretudo dos jovens. Conforme a Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, em 2023, no Brasil, 55% dos jovens de 14 a 24 anos estão desempregados, totalizando 9,4 milhões de pessoas.
Os desafios do mercado de trabalho são destacados pelo diretor de Relações Institucionais do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), Jefferson Vendrametto.
“Para os jovens em busca de emprego, é fundamental adquirir competências relevantes, manter-se atualizado com as tendências da indústria e aproveitar programas de capacitação”, aborda Jefferson Vendrametto.
“Além disso, a sociedade, em um todo, deve se empenhar em reduzir as desigualdades de gênero e raciais, a fim de proporcionar oportunidades justas e equitativas para todos os jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho e se desenvolver profissionalmente”, completa Vendrametto.
Confira as profissões em alta para 2024:
- Vendas
Profissionais de vendas são essenciais para a economia, com a habilidade de atender às necessidades de consumidores e empresas. O fim do ano é uma grande oportunidade para desbravar essa área com as oportunidades temporárias. Segundo os dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), as contratações temporárias registrarão um aumento de 5% no último trimestre do ano em comparação ao mesmo período de 2022.
- Saúde
Carreiras ligadas à saúde estão em constante crescimento, e as profissões como medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição e outros, vão continuar em alta, pois as pessoas precisam constantemente de cuidados.
- Administração
Carreiras em administração são versáteis e podem ser aplicadas em diversos setores. Aprender a gerenciar recursos, equipes e processos é valioso. Para começar na área, é possível realizar um curso de Assistente Administrativo e descobrir se tem afinidade com a profissão.
- Comércio eletrônico e logística
Com o aumento das compras online, profissionais especializados em comércio eletrônico e logística são essenciais para garantir entregas rápidas e eficientes.
- Tecnologia da Informação (TI)
A tecnologia é uma força impulsionadora na economia moderna. Carreiras em TI, como desenvolvimento de software, segurança cibernética, análise de dados e inteligência artificial estão em alta demanda.