Ato em frente ao “Banespão” pede respeito e defesa do Banesprev
Banespianos de todos o estado de São Paulo se reuniram na manhã desta terça-feira (21) em frente ao antigo prédio do Banespão, atualmente conhecido como Farol Santander, num ato simbólico para marcar os 23 anos da entrega do Banespa ao Santander.
A manifestação exigiu respeito a todos os funcionários da ativa e a todos os trabalhadores aposentados. Todos estão mobilizados pela garantia de seus direitos, combate ao assédio e a precarização das conquistas dos trabalhadores após anos de luta. Ficou claro a luta pela manutenção do Banesprev e da previdência complementar e contra o sucateamento do plano de saúde Cabesp, dos banespianos.
Maria Rosani, presidenta da Afubesp, associação que luta em defesa dos empregos e direitos dos funcionários da ativa e aposentados do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp, afirma que agora, 23 anos depois de colocarem as garras no Banespa, o Santander quer apagar seus aposentados e famílias que dependem dos benefícios para manter suas vidas.
“O Banesprev, que outrora era assegurado por 18 meses no pós-privatização, foi motivo de muita luta e suor para sua manutenção até agora – e uma aposentadoria tranquila é um direito dos participantes. Nós não aceitaremos mais nenhuma privatização e nenhum direito a menos”.