Aplicativo agora permite entrada por chave de acesso e pode ser feita por biometria facial, impressão digital ou senha (PIN) do celular. Recurso ainda não está disponível para iPhone
Os donos de celulares Android agora podem efetuar login no WhatApp sem a necessidade de digitar códigos recebidos por SMS. A Meta, proprietária do aplicativo, anunciou que passou a adotar sistema de chave de acesso – ‘passkeys’, em Inglês. Recurso ainda não está disponível para aparelhos iPhone (iOS).
Na prática, o recurso substitui a autenticação de dois fatores feita por SMS. Em substituição, o WhatsApp passa a usar reconhecimento facial, impressão digital ou pelo código de segurança PIN do aparelho para acessar o aplicativo.
A chave de acesso ‘passkey’ é uma tecnologia que permite fazer logins em sites e aplicativos sem a necessidade de informar o nome de usuário e respectiva senha.
De acordo com a Meta, para configurar uma ‘passkey’, o aparelho precisa rodar com o sistema operacional Android 9 ou com tecnologia posterior. No entanto, é necessário ter uma conta Google vinculada e manter a configuração da tela de bloqueio ativada. Também é preciso ter a versão mais recente do Google Play Store instalada no aparelho.
Como usar
– Primeiro passo é abrir o WhatsApp e acionar os três pontinhos no topo do aplicativo
– Em seguida, vá nas ‘Configurações’, ‘Chaves de acesso’ e, por fim, ‘Criar uma chave de acesso’
– Basta selecionar ‘Continuar’ e ativar sua chave