Para o movimento sindical, sigilo absoluto da denúncia e um retorno satisfatório sobre as ações tomadas são fundamentais
Dando continuidade ao compromisso de zelar pela saúde e condições de trabalho dos bancários, representantes dos funcionários se reuniram com a direção do Itaú, ontem terça-feira (17), para discutir o aprimoramento do canal interno de denúncias.
O ombudsman do Itaú fez uma apresentação sobre o atual canal de denúncias e revelou os números de apurações e as ações empreendidas em relação a condutas inadequadas. Durante a apresentação, ele ressaltou a importância da divulgação do canal de denúncias e forneceu informações sobre como os funcionários podem reportar incidentes, incluindo vídeos e podcasts que abordam a construção de ambientes saudáveis com ênfase na segurança psicológica.
O movimento sindical expressou preocupações em relação à confiabilidade do canal de denúncias entre os bancários, principalmente sobre o sigilo e agilidade na apuração. Foi enfatizado que é inaceitável que, em alguns casos, denunciantes sofram retaliações, como demissões ou transferências, o que permite que os assediadores continuem impunes.
Outra demanda apresentada pelo movimento sindical foi a participação ativa na apuração dos casos de denúncia. O banco se comprometeu a reavaliar as situações discutidas durante a reunião e a continuar o diálogo sobre o assunto.