Os sindicatos dos bancários afirmam que a pressão para que sejam cumpridas as metas individuais da agência são o ponto chave para o desenvolvimento de transtornos de Burnout, ansiedade, depressão e distimia
O movimento sindical bancário fará protestos no dia 12 de setembro, em todo o país contra a pressão que os bancos exercem sobre a categoria bancária, causando o aumento do adoecimento psíquico. Será um Dia Nacional de Luta.
O tema da mobilização é “A vida acima do Lucro” para destacar a importância da saúde mental e física, especialmente em um setor tão afetado pelo problema como o sistema financeiro. Serão distribuídos nas agências, informativos sobre o adoecimento psíquico nos bancos, fortalecendo a campanha “Menos Metas, Mais Saúde” por mudanças na situação atual de crescimento do número de bancários doentes.
“O assédio moral é porta de entrada para o adoecimento psíquico, por exemplo. É um dos fatores graves de afastamento de trabalhadores no mundo inteiro e pesquisas denotam esse crescimento, principalmente durante e após a pandemia”, afirmou o ministro do TST, Alberto Bastos Balazeiro.
Além do mais, a classe bancária apresenta alta incidência de Síndrome de Burnout, um transtorno de tensão emocional de caráter depressivo relacionado ao trabalho em que o estresse leva a pessoa ao esgotamento e exaustão. Então, o uso de medicamentos para a ansiedade e depressão é uma estratégia defensiva em que, traz uma falsa sensação de controle e tolerância às pressões do trabalho. (Fonte: Pepsic ; Sara Fernandes Picheth , Elisa Yoshie Ichikawa)
“Segundo estudos, em torno de 65% dos bancários jovens, reclamam de estresse. Outros 52% afirmam ter dificuldades para relaxar por conta da necessidade de alta produtividade. O cansaço e fadiga acometem 47% e destes, 40% afirmam sentir formigamento nos ombros, braços e mãos”, informa Élcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Itaú.
Consumo de Tarja Preta pela categoria bancária
Você também pode participar desta mobilização nacional. Uma das formas é publicar nas redes sociais com a #AVidaAcimadoLucro.