O tema veio à tona após um post no LinkedIn
Em um movimento silencioso, mas que já acontece há algum tempo, os bancos têm alterado a data de fechamento das faturas de cartão de crédito. A medida reduz o intervalo entre esse corte — a véspera da conhecida “melhor data de compra” — e o dia do pagamento em si da conta. Na prática, há uma diminuição do período em que o cliente usa o cartão e só paga na fatura seguinte.
Ao encurtar esse prazo, as instituições emissoras do cartão conseguem aumentar o ganho com o chamado “float”, o rendimento que obtêm ao aplicar o dinheiro no intervalo entre receber o pagamento do cliente e repassar ao estabelecimento onde foi feita a compra. Com a Selic a 13,75%, passou a ser mais interessante.
O tema veio à tona após uma influenciadora reclamar no LinkedIn que o Itaú reduziu o prazo entre o fechamento e o vencimento da sua fatura de dez para oito dias, sem uma comunicação adequada. Outros bancos, como Santander e Inter, também adotaram estratégia semelhante. Fontes do setor dizem que o Nubank fez o mesmo no ano passado e há posts em redes sociais apontando isso, mas o banco nega. “O fechamento da fatura ocorre sempre sete dias antes da data de vencimento, que é escolhida pelo cliente”, disse a fintech.