fbpx
Início Notícias Bancos negarão crédito a quem comprar gado de áreas desmatadas
Notícias

Bancos negarão crédito a quem comprar gado de áreas desmatadas

Reprodução Brasil de Fato

1 de junho de 2023

Protocolo de autorregulação para cadeia de carne bovina foi aprovado pela Febraban para apoiar o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia

Bancos brasileiros vão negar crédito a frigoríficos e matadouros que compram gado de áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia Legal e no restante do Maranhão. O anúncio foi feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), terça (30), e abrange 21 associados.

A decisão foi aprovada, em março, pelo Conselho de Autorregulação da Febraban, formada por representantes de oito bancos – Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Banco Votorantim, BMG, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Daycoval e Santander.

O novo normativo determina que os bancos participantes solicitem de seus clientes a implementação de um sistema que rastreie e monitore a aquisição de gado até dezembro de 2025.

“Este sistema deverá contemplar informações como embargos, sobreposições com áreas protegidas, identificação de polígonos de desmatamento e autorizações de supressão de vegetação, além do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades de origem dos animais”, explicou a Febraban.

Outro aspecto levado em consideração é “a verificação do cadastro de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo”.

Para os bancos, o financiamento de atividades associadas ao desmatamento pode ampliar riscos de crédito, reputacionais e operacionais. “Os bancos que aderem à autorregulação se comprometem, de forma voluntária, a seguir padrões ainda mais elevados de conduta e são periodicamente supervisionados, podendo sofrer punição em caso de descumprimento”, diz comunicado da entidade.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons