Centenas de trabalhadoras e trabalhadores se reunirão no Congresso para definir plano de lutas para o próximo período. Já o Seminário Internacional será em formato online com foco na “Defesa da Soberania dos Povos”
A Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, a qual o Sindicato dos Bancários de Santos e Região é filiado, realiza seu 3º Congresso Nacional a partir desta sexta-feira, 10 de março, na cidade de São Paulo (SP). Com o tema “Reconstruir o Brasil e Reorganizar a Classe Trabalhadora”, a atividade reunirá centenas de trabalhadoras e trabalhadores de todo o Brasil e seguirá até domingo, 12/3. Um dia antes do início do Congresso, no dia 9 (quinta-feira), será realizado o 2º Seminário Internacional da Intersindical, em formato online (veja abaixo como assistir).
Os participantes do 3º Congresso são representantes de diversas entidades sindicais (sindicatos, oposições e minorias sindicais, confederações e federações), associações de trabalhadores de caráter sindical, além de movimentos populares que organizam trabalhadores. “A Intersindical foi fundada em 2014. O Congresso é uma etapa importante para seguirmos avançando na construção de uma central que é instrumento da classe trabalhadora, democrática, internacionalista e com independência”, contou o presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Élcio Quinta.
“Durante o 3º Congresso avaliaremos as conjunturas nacional e internacional, faremos um balanço da atuação da central no último período e aprovaremos resoluções de posicionamento. Também vamos definir nosso plano de lutas e eleger a nova direção da Intersindical para a gestão 2023-2026”, explicou o secretário de Relações Internacionais da Intersindical e secretário geral do Sindicato, Ricardo Saraiva Big, que também é o organizador do 2º Seminário Internacional da Intersindical.
Seminário Internacional
Em formato virtual, no dia 9 de março, a partir das 11h (horário de Brasília – Brasil), representantes de vários países abordam as diversas realidades da América Latina no 2º Seminário Internacional da Intersindical, que é filiada à Federação Sindical Mundial (FSM). O encontro tem como lema “Em Defesa da Soberania dos Povos”.
O Seminário está organizado em 2 blocos. Para o primeiro bloco, foram definidos seis países (Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela) cujos representantes irão expor sobre as atuais conjunturas de suas nações. No segundo bloco haverá saudações feitas por participantes de outros países convidados. O evento será transmitido pelas redes sociais da Intersindical, com tradução simultânea para o português. O link para acessar as redes da Central e assistir ao Seminário é o https://intersindicalcentral.com.br/si2023/