Têm cidades onde é feriado e outras onde é ponto facultativo. Em ambos os casos, quase tudo fecha na segunda e na terça de Carnaval. Confira
No Carnaval deste ano, que cai entre os dias 18 (sábado) e terça-feira (21), só é feriado nos estados e nas cidades que aprovaram leis determinando a folga nas festas de Momo. Mas, a maioria das cidades brasileiras decreta ponto facultativo na terça-feira com emenda na segunda.
Em ambos os casos é importante saber o que abre e o que fecha durante o Carnaval para se programar e não deixar de pagar contas em bancos nem perder datas de exames ou consultas médicas nos postos de saúde.
Serviços essenciais
Os chamados serviços essenciais, como atendimento em hospitais funcionam normalmente em todas as cidades brasileiras nos dias de Carnaval.
Já nos postos de saúde, como em muitas cidades é ponto facultativo na terça que pode ou não ser emendado com a segunda, é preciso checar se vão abrir na segunda-feira e em que horário.
Os usuários de transportes coletivos, ônibus, trens e Metrô, também poderão ficar tranquilos porque todos funcionam durante o Carnaval. Mas é preciso atento para eventuais ajustes em horários e itinerários de transporte devido à passagem de blocos ou outras interdições de vias.
Rede bancária
Os bancos fecham na segunda e terça-feira de Carnaval em todo o país. Na Quarta-feira de Cinzas (22) as agências abrem às 12h, seguindo o fuso horário local, e fecham no horário normal.
Caixas eletrônicos seguirão funcionando durante todo o período.
As contas que vencem na segunda e na terça podem ser pagar na quarta sem juros.
Correios
As agências dos Correios e as entregas de cartas e encomendas funcionarão no sábado de Carnaval (18).
Já na segunda e terça-feira (20 e 21), não haverá atendimento. As agências reabrem na quarta (22) às 12h.
Mercados, shoppings e lojas de rua
Os mercados, shoppings e lojas de rua decidem se vão funcionar ou fechar. Os mercados e shoppings costumam funcionar com horários especiais. Portanto, é bom conferir antes de sair de casa.
Bolsa de Valores
A B3 não realizará negociações na segunda e terça-feira (20 e 21). Já na quarta-feira (22), o pregão ocorrerá das 13h às 17h55.