Nos próximos dias o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, deve anunciar os nomes para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, que estarão vinculados à Fazenda
O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (28) mais dois nomes de sua equipe, completando assim a formação dos principais cargos da pasta. Servidora do Ministério das Relações Exteriores, Tatiana Rosito será a secretária de Assuntos Internacionais da Fazenda. Vinda da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Fernanda Santiago ocupará a Assessoria Especial de Assuntos Jurídicos.
Agora, a expectativa é pela divulgação dos futuros presidentes de estatais. Além disso, nos próximos dias o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, deve anunciar os nomes para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, que estarão vinculados à Fazenda, assim como os bancos da Amazônia e do Nordeste. Já o BNDES ficará sob responsabilidade do Ministério da Indústria e Comércio (Geraldo Alckmin).
Tatiana é diplomata e economista. Trabalhou mais de 10 anos na Ásia – atuou nas embaixadas brasileiras em Pequim e Cingapura, entre outra atividades. Já foi assessora especial na Fazenda e no Planejamento. Servidora de carreira, Fernanda, por sua vez, é especialista em Direito Público e Direito do Estado, além de mestranda em Direitos Humanos na Universidade de São Paulo (USP).
Entre nomes que já haviam sido confirmados por Haddad, estão os do secretário-executivo, Gabriel Galípolo, e do secretário de Política Econômica, Guilherme Mello. Além deles, Bernardo Appy será secretário especial para a reforma tributária. Especialista no tema, Appy já foi secretário de Política Econômica (primeiro governo Lula).