Nos grupos prioritários estão gestantes, idosos com mais de 60 anos e crianças entre 6 meses e 2 anos. Campanha se estende até o dia 26 de abril, e pretende imunizar 31 milhões de brasileiros.
Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (15) e se estende até o dia 26 de abril.
Entre os chamados grupos prioritários estão gestantes, idosos com mais de 60 anos e crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais da saúde, índios e população em privação de liberdade. Ao todo, o público-alvo é de 39 milhões de pessoas, e a meta é vacinar pelo menos 80% desse grupo.
Este ano mulheres no período de até 45 dias após o parto e pessoas com doenças crônicas também têm prioridade. Os doentes crônicos precisam levar uma prescrição médica no dia da vacinação.
A proteção é para a influenza A (H1N1), também conhecida como gripe suína, e para outras duas variações do vírus.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e de alto grau de contágio. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, como congestão nasal, tosse, febre, rouquidão e mal-estar.
Na maioria dos casos, as pessoas infectadas se recuperam dentro de uma a duas semanas. No entanto, naqueles que se enquadram no grupo de alto risco a infecção pode levar a complicações graves, pneumonia e morte.
No próximo sábado (20), acontece um dia de mobilização, com todos os 65 mil postos de saúde do país em funcionamento.
Fonte: Radioagência NP