Itaú Unibanco e Bradesco são os bancos que deram maior retorno médio sobre o risco assumido do mundo em 2009 e 2010, segundo estudo da revista “The Banker”. O Banco do Brasil é o sétimo da lista dos 10 com melhores resultados.
O resultado contradiz o senso comum que prevalecia até antes da crise financeira, de que bancos de países emergentes corriam mais riscos e seus resultados eram mais instáveis e, por isso, seus papéis eram negociados com desconto em relação aos congêneres desenvolvidos.
A crise mudou isso. Os resultados mostraram que bancos dos países emergentes são muito mais conservadores que outros aocorrer riscos. O critério utilizado para avaliar os bancos foi o da relação entre lucro antes do imposto e ativos ponderados pelo risco, e não pelos ativos totais.
A premissa para isso foi a de bancos com menor proporção de ativos ponderados pelo risco em relação aos ativos totais têm lucratividade menor, mas consistente, enquanto que aqueles em que essa proporção é maior, há belos lucros em anos bons e volatilidade nos anos ruins. 2008 foi um péssimo ano para os bancos no mundo e 2009 um período de alguma recuperação.
Fonte: valor.com.br