“A meritocracia é o único critério de seleção e a base para a excelência na gestão de pessoas”. A frase é do presidente do Conselho de Administração do Itaú, Pedro Moreira Salles, após serem apresentados os resultados do projeto Eficiência da instituição financeira à Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais (Apimec).
Idelmar Casagrande, representante da INTERSINDICAL e bancário do Itaú, criticou, entretanto, a eficácia dessa análise de mérito efetuada pelo banco. “Se estivéssemos falando de um funcionário contratado há poucos meses, esse argumento poderia até ser aceito, mas com um funcionário de 15, 20 anos de casa, próximo a se aposentar e com boas avaliações, a questão é outra. Quanto tempo será preciso para descobrir a competência de uma pessoa no banco Itaú?”
Aumento do lucro
Outra informação importante divulgada nesta semana é a expectativa da empresa em aumentar em mais de R$ 3 bilhões o seu lucro em 2012 – lembrando que o banco já é o primeiro em arrecadação de 2011. Idelmar também questiona a que custo social virá essa cifra, relembrando questões já levantadas pelo Sindicato como merecedoras de um debate social. “Não se pode cogitar o aumento desse número se não passarmos por temas como a exploração das tarifas, altas taxas de juros, pagamento da dívida pública e exploração dos funcionários. Realmente, usando desses fatores, ninguém duvida que o crescimento esperado aconteça!”.
Fonte: SEEB Espírito Santo