A segunda reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) acontece nesta sexta-feira (31/07), às 11h
No encontro, será definido o calendário das negociações da campanha nacional com o foco nas reuniões semanais e na *ultratividade.
A solicitação é que as reuniões aconteçam mais vezes durante a semana. Antes da pandemia, os encontros eram uma vez por semana, mas, no momento, as reuniões podem ser realizadas de forma virtual, acelerando o calendário. A ultratividade, solicitação dos bancários, também estará em pauta.
A minuta de reivindicações com a solicitação de aumento de 5% + inflação, manutenção dos direitos, dos empregos e da mesa única (bancos públicos e privados), foram entregues pelo Comando Nacional dos Bancários na primeira negociação. As questões referentes à saúde dos trabalhadores e normas para o teletrabalho também constam na minuta.
Toda a pauta foi baseada na consulta feita com bancários de todo o país, onde 71% dos entrevistados disseram que era o reajuste de salário + inflação era prioridade nas reivindicações no quesito econômico. Quanto às cláusulas sociais, 79,7% das respostas indicavam a manutenção dos direitos como principal pauta e 69,1% mencionaram a prioridade como a defesa da saúde e melhores condições de trabalho.
* Ultratividade significa que as cláusulas normativas desses acordos continuam valendo mesmo após terminado o prazo de vigência e até que um novo acordo seja negociado
Fonte: Com informações SEEB Bahia