fbpx
Início Saúde: Estresse prejudica mais o coração das mulheres

Saúde: Estresse prejudica mais o coração das mulheres

27 de junho de 2010

Todo mundo sabe que o estresse faz mal para o coração. Mas um estudo revelou que as mulheres estão muito mais sujeitas que o homens a sofrerem paradas cardíacas por causa do estresse.

No trabalho, os pesquisadores avaliaram 122 homens e mulheres que tiveram parada cardíaca fora do ambiente hospitalar. Todos os voluntários responderam perguntas sobre o estado emocional e o nível de estresse que haviam enfrentado no período que antecedeu a parada cardíaca. Eles também deram informações sobre o tipo de atividade que estavam realizando um pouco tempo antes de sofrer o problema no coração.

Os autores do trabalho verificaram que os relatos dos homens e das mulheres sobre o estresse psicológico diferiram dramaticamente. Por exemplo, 40% das pacientes disseram ter passado por desgastes como divórcio ou depressão no período anterior à parada cardíaca, enquanto apenas 16% dos homens informaram ter enfrentado situações semelhantes.

Os cientistas também observaram diferenças com respeito à atividade que homens e mulheres desempenhavam no momento da crise. Apenas 50% das voluntárias disseram que estavam fazendo exercícios físicos. Entre os homens, esse índice foi de 40%. Houve uma tendência maior entre as mulheres de afirmar que passaram por algo ruim na vida – divórcio, morte recente de alguém próximo, grande briga com o marido”, observou um dos pesquisadores. “Os homens pareceram mais propensos a dizer: Eu estava ocupado com outras atividades.”
Fonte: R

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco