Saúde e Segurança do Trabalhador

A luta pela sobrevivência nos submete a condições de trabalho sem questionamento colocando no segundo plano a nossa saúde física e mental. Há vinte e cinco anos atrás quando se falava em acidente do trabalho ou doença profissional, a estatística mostrava somente ocorrências nas fábricas, na construção civil, áreas em que eram mais evidentes.

A lesão física nem sempre é visível e mensurável sem um instrumento apropriado. O aumento substancial de trabalhadores de escritório, de supermercado, de bancos que apresentam dores e dificuldade de movimento nos braços, ombros, punhos levou o movimento sindical a aprofundar o assunto, fazendo pesquisas, estudos médicos.
Hoje podemos afirmar que existe relação direta desses sintomas com o trabalho executado: é a LER/DORT (Lesão por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho).

Devemos continuar lutando por salários dignos, garantia de emprego e exigir condições decentes de trabalho que assegurem a nossa saúde e integridade física, mental e moral. A Secretaria de Saúde e Segurança no Trabalho tem como objetivo discutir com os bancários, e não apenas aqueles acometidos por doença profissional.Todos estão submetidos a condições de trabalho que a cada dia fazem mais vítimas, conforme mostram as estatísticas.
Na medida em que aprofundamos nossas investigações sobre determinado fato, vamos constatando que aquilo que parecia um tema totalmente isolado está diretamente ligado ao todo.

Os bancos têm reduzido escandalosamente o número de trabalhadores por local de trabalho, paralelamente à introdução de novas tecnologias. Vêm exigindo, cada vez mais, aumento da produtividade de cada bancário para suprir as lacunas deixadas pelas demissões. O banqueiro está gerando aumento de desemprego e, ao mesmo tempo, de doenças profissionais, principalmente LER/DORT; buscam fugir da responsabilidade sobre a situação, contribuindo diretamente para seu agravamento, além das dificuldades que somos obrigados a enfrentar no INSS para assegurar o reconhecimento da doença como sendo do trabalho.


Exames médicos

Atestado Médico
 
 

Postado por Comunicação SEEB Santos e Região em Saúde e Segurança
Atualizado em: 04 de julho de 2017

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!