Precarização

CAIXA pode ressuscitar mecanismo que permite DEMISSÕES sem justa causa

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
CAIXA pode ressuscitar mecanismo que permite DEMISSÕES sem justa causaFernando Diegues

É o momento dos empregados ficarem com a atenção redobrada, já existe grupo de trabalho no âmbito federal discutindo a possibilidade da volta da famigerada RH008 , que permite demitir sem justa causa trabalhadores concursados das estatais.

No momento em que o Brasil vive uma crise econômica e política e convive com o fantasma do desemprego - hoje mais de 13 milhões de pessoas estão sem emprego formal - a Caixa Econômica Federal pode ressuscitar o RH008, que permite demissões sem justa causa. Os rumores de retorno do mecanismo têm deixado ainda mais apreensivos os empregados do banco, que nos últimos meses enfrentam diariamente ameaças de perda de função, fechamento de agências e redução de atuação da empresa.

Baixado em fevereiro de 2000, numa época em que a Caixa estava sendo preparada para a privatização, o RH 008 foi utilizado sem critérios para demitir trabalhadores apenas para justificar o enxugamento do banco. Cerca de 440 bancários foram dispensados. A norma foi revogada em 2003, após negociação com o movimento nacional dos empregados, sendo acatadas decisões judiciais a favor das reintegrações dos demitidos.

Essa é mais uma medida para enfraquecer a Caixa. Ela se junta ao PDVE, no qual saíram 4.600 colegas aproximadamente, e ao plano anunciado pelo presidente Gilberto Occhi para reduzir o número de unidades e fatiar as áreas de cartões, habitação e loterias. Não aceitaremos esses retrocessos, bem como mudanças no Saúde Caixa, como se o plano de saúde fosse o culpado pelos resultados ruins do banco.

Reforçamos a importância de a categoria estar atenta e preparada para as mobilizações. O movimento sindical vai cobrar informações e usar todos os instrumentos possíveis para impedir mais esse ataque aos empregados. Um deles é a adesão à greve geral de 28 de abril. É muito importante os empregados irem às ruas dizer que não concordam com essas reformas do governo Temer, a terceirização sem limites e o desmonte da Caixa.

Alerta do Bancários DF

O alerta sobre um possível retorno do RH 008 foi feito pelo Sindicato dos Bancários de Brasília. Temos que ter atenção redobrada neste momento, pois já existe grupo de trabalho no âmbito federal discutindo a possibilidade de demitir sem justa causa empregados concursados das estatais. A informação é que os trabalhos já estão muito avançados.

É hora de reagir!

CAIXA pode ressuscitar mecanismo que permite DEMISSÕES sem justa causa

Fonte: Fenae com Bancários DF
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!