fbpx
Início Notícias WhatsApp pode ser usado como prova em decisões judiciais
Notícias

WhatsApp pode ser usado como prova em decisões judiciais

24 de julho de 2017

Aplicativo de mensagens pode registrar conversas e transações utilizáveis no tribunal como prova.

Tudo pode ser usado como prova em uma ação judicial. Desde objetos e impressões digitais até fotos, áudios e vídeos. Mas agora mensagens de Whatsapp também podem ser usadas no tribunal.

 

Os celulares são grandes aliados de quem ingressa com uma ação na Justiça. As chamadas provas tecnológicas – foto, vídeo e áudio – corroboram com depoimentos pessoais e de testemunhas, e fortalecem a defesa em conjunto de outras evidências específicas a cada caso. De acordo com a consultoria IDC Brasil, circulam pelo país 54,5 milhões de smartphones, que podem fornecer informações importantes para investigações e julgamentos.

 

Segundo um advogado consultado pela reportagem, o histórico do WhatsApp e de outros aplicativos de mensagens pode ser utilizado como prova em processos judiciais.

 

Se a negociação ficar registrada no aplicativo e através dela for possível comprovar que houve uma oferta de serviços com a aceitação da parte contrária, ou em outras palavras uma transação e a conclusão da mesma, o juiz pode aceitar o WhatsApp como prova, desde que regularmente houvesse a efetiva comprovação de que foi recebido e lido pelo suposto destinatário da mensagem pelo aviso de leitura (simbolizado por dois tiques azuis).

 

Todavia, em relação aos contratos, o especialista pondera. Para ele, é certo que a comunicação via aplicativo jamais vai substituir a segurança das transações contratuais que contém assinatura digital ou até mesmo a física.

 

Essa forma não é a mais adequada para conclusão de negócios, frente à possível insegurança e discussão que irá existir nos processos judiciais, principalmente, sobre a validade desta comunicação de intenções e atos, seja por WhatsApp ou Facebook, uma vez que existem formalidade legais que devem ser cumpridas e não podem deixar dúvidas de interpretação.

 

# Cadastre-se no whatsapp do Sindicato dos Bancários

Fonte: R7 Notícias / Tecnologia e Ciência

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons