O Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana realizou audiência pública, nesta segunda-feira (30), sobre as violações de Direitos Humanos ocorridas na reintegração de posse no bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). A reunião ocorreu na Câmara Municipal de São José dos Campos (SP). As denúncias foram recebidas e sistematizadas, para depois haver o envio para organizações nacionais e internacionais de Direitos Humanos.
Cerca de 1,6 mil famílias foram retiradas de suas casas no último dia 22 de janeiro por um efetivo de mais de dois mil homens da Polícia Militar e da Guarda Civil de São José dos Campos. A comunidade do Pinheirinho ocupava há quase oito anos o terreno da massa falida do especulador Naji Nahas, que possui dívidas milionárias com o município e a União.
Nos dias seguintes à reintegração, todos os imóveis foram destruídos e centenas de famílias ficaram alojadas de forma precária em prédios públicos, como denunciou a Defensoria Pública de São Paulo.
A audiência que recebeu as denúncias contou com a participação de ex- moradores do Pinheirinho, representantes da OAB, entidades de Direitos Humanos, movimentos sociais, religiosos e de vários deputados estaduais e vereadores.
Fonte: Radioagência NP