A aplicação da vacina ocorrerá nos próprios locais de trabalho, em sistema drive-thru ou, ainda, em clínicas credenciadas, conforme a logística estabelecida em cada banco
A 25ª Campanha de Vacinação Nacional Antigripe do Setor Bancário terá início no dia 25 de abril em São Paulo (capital e Osasco) e no dia 28 nos demais estados do Sudeste e no Sul do país. A partir do dia 2 de maio, a campanha ganha todo o território nacional. Neste ano, a campanha tem a adesão de 19 bancos e deverá abranger 370 mil bancários, segundo divulgado pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em resposta à cobrança feita pelo movimento sindical. A vacinação é para bancários da ativa.
A Fenaban informou que a campanha será realizada em parceria com o Laboratório Sanofi Pasteur, que produz vacinas contra gripe para o abastecimento mundial há mais de 70 anos. A vacina a ser aplicada será a Quadrivalente, que protege contra quatro cepas do vírus influenza (cepas A – H1N1 e H3N2 e cepas B – Victoria e Yamagata).
A aplicação ocorrerá nos próprios locais de trabalho, em sistema drive-thru ou, ainda, em clínicas credenciadas, conforme a logística estabelecida em cada banco. Haverá uma central de atendimento aos usuários.
Infecção
A influenza se caracteriza por ser uma infecção viral aguda, que tem como agente o Myxovirus influenzae. A transmissão entre humanos acontece pelas vias respiratórias e por meio de secreções como aerossóis, gotículas ou por contato direto da mucosa.
Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma estratégia global de controle da influenza para o período 2019-2030. Segundo divulgado à época, “a cada ano, no mundo, estima-se que haja um bilhão de casos, dos quais de três a cinco milhões são casos graves, resultando em 290 mil a 650 mil mortes por doenças respiratórias relacionadas à influenza”.
Macrocronograma dos bancos
25.04 a 30.06 – São Paulo (Capital) e Osasco – Prédios Administrativos
28.04 a 30.06 – Estados do Sul e Sudeste
02.05 a 30.06 – Brasil
Crédito: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Fonte: SEB do ES e Fenaban